ASN AL Atualização
Compartilhe

Sebrae divulga resultados de programa de inovação rural em Alagoas

Agentes locais de inovação vão ao campo para fortalecer pequenos negócios por meio do estímulo à pesquisa e ao desenvolvimento de processos produtivos
Por Kelmenn Freitas - Partners Comunicaçã
ASN AL Atualização
Compartilhe

Os resultados do 1º ciclo do Programa ALI Rural em Alagoas foram apresentados nesta terça-feira (7), durante evento na sede do Sebrae, no Centro de Maceió. O programa atende micro e pequenos negócios rurais com foco na melhoria da produtividade e aumento da renda por meio da atuação dos Agentes Locais de Inovação. O evento contou com a presença de produtores rurais de todo estado e foi prestigiado pelo presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Alagoas, Domício Arruda Silva; pelo diretor-superintendente, Vinicius Lages; pelo diretor técnico, Keylle Lima e pelo presidente da Faeal/Senar, Álvaro Almeida.

O presidente do CDE, Domício Arruda Silva, parabenizou os produtores e os técnicos presentes, principalmente aqueles que participaram do programa. “Esse tipo de integração proporciona um maior desenvolvimento para o meio rural, que vem ganhando cada vez mais destaque na economia alagoana”. O diretor-superintendente, Vinicius Lages, destacou a importância da união entre o Sebrae e os pequenos negócios do campo. “Num estado com tantos desafios, principalmente no meio rural, é através de programas como esse que podemos oferecer o que temos de melhor para esses produtores. E vê-los evoluindo conosco é muito gratificante”, afirma.

Álvaro Almeida, expressou sua satisfação em fazer parte da iniciativa. “É visível como o meio rural mudou quando o Sebrae passou a fazer parte do campo, melhorando a autoestima desses produtores. Inclusive, com a presença de tantos empreendedores rurais aqui hoje, vejo que o programa já surte seus bons efeitos”, evidencia.

O diretor técnico do Sebrae, Keylle Lima, também parabenizou todos os participantes presentes, ressaltando que a inovação vai além do aspecto tecnológico, abrangendo também técnicas diferenciadas de produção. “Já vemos os resultados da transformação promovida pelo ALI Rural e queremos que vocês saibam que o Sebrae está sempre à disposição para que possamos continuar a evoluir juntos”, declara.

O superintendente de Irrigação e Infraestrutura Hídrica, Joelmir Farias, que representou a secretária de Agricultura, Carla Dantas, enfatizou a importância do uso da inovação para o órgão. “A secretaria sempre está focada em fomentar o setor rural, inovando e transformando a produção, e o Sebrae pode contar com o nosso apoio para que isso continue acontecendo”, diz.

A abertura contou com a apresentação de um vídeo institucional sobre o programa em Alagoas. Ao longo da manhã, os números nacionais do ALI Rural também foram divulgados. Os dados se referem aos estados onde o programa já se encontra ativo e foram apresentados pela analista de inovação do Sebrae Nacional, Ana Carolina Westrup.

Na sequência, a analista de competitividade setorial do Sebrae Alagoas, Jacqueliny Martins, faz a apresentação dos resultados do ALI Rural no estado. Os desafios e aprendizados dos bolsistas do programa também foram discutidos durante o evento, por Érika Santos Dórea, que integra o programa em Alagoas.

Os produtores rurais, principais beneficiados por essa modalidade do ALI, também contaram suas experiências durante o evento. José Edmilson e Wilson da Rocha Costa participaram de uma mesa redonda mediada pela consultora sênior do programa, Maria das Graças Santos. A palestra “Tecnologia e Inovação Rural – ferramentas e novidades”, ministrada pela analista de inovação do Sebrae Nacional, Ana Carolina Westrup, encerrou o evento.

“Em Alagoas, nós temos 21 agentes que atuam em municípios da região de Maceió, Litoral Sul, Agreste e Sertão, atendendo 315 produtores rurais nesse primeiro ciclo. O conceito é o mesmo do ALI tradicional. O que diferencia são algumas ferramentas que são utilizadas na versão rural e também a quantidade de encontros”, explica Jacqueliny Martins, do Sebrae Alagoas.

“Grande parte do nosso público é composto por agricultores familiares que atuam nas cadeias produtivas da horticultura, fruticultura, bovino de corte, bovino de leite, apicultura, ovinos e caprinos, entre outros. O grande foco do ALI Rural é a utilização de inovação nos pequenos negócios do agro”, completa.

O programa visa fortalecer esses pequenos negócios rurais por meio de ações de promoção do chamado “extensionismo tecnológico”, estímulo à pesquisa e ao desenvolvimento de processos inovadores. O foco é também no aperfeiçoamento da atuação do Sebrae no ecossistema de inovação e desenvolvimento de pequenos negócios rurais dos sistemas produtivos nacionais.

“A metodologia do ALI Rural é desenvolvida por meio de dez encontros presenciais, sendo dois coletivos e os demais individuais. O agente local de inovação realiza visita e acompanha, mensalmente, o produtor, utilizando ferramentas de modelagem e de desenvolvimento para a inovação em negócios rurais”, revela Jacqueliny Martins.

-