Empreender nem sempre é um caminho suave e quando se trata de empreendedorismo feminino, as diversas atribuições das mulheres podem tornar este caminho ainda mais difícil. Para apoiar as mulheres que têm excelentes ideias e querem ter seu próprio negócio, o Sebrae vem consolidando, a cada ano, o programa Sebrae Delas. Numa parceria com a aceleradora Be.Labs, a iniciativa oferece aulas e mentorias com a pré-aceleração de negócios femininos no método Efeito Furação.
“Teremos dez turmas este ano com a aceleradora de empreendedorismo feminino. Destas turmas, sete já iniciaram, sendo cinco com um grupo de mulheres que nunca participou de ações do Sebrae Delas, mas estiveram no evento Seu Negócio, em novembro de 2022. As outras duas turmas serão com mulheres que já foram atendidas pelo Sebrae Delas, com a metodologia Efeito Furação, trabalhando temas de maior dificuldade elencados numa pesquisa realizada em 2022 pela Be.Labs Aceleradora”, assinala Érica Pereira, analista do Sebrae e gestora do programa em Alagoas.
Érica Pereira assinala que, neste ano, as ações do Sebrae Delas foram iniciadas em fevereiro com uma palestra para WhatsApp Business, com a participação de 20 mulheres. Ao longo do ano, o programa atenderá demandas dos municípios e grupos que trabalham com o empreendedorismo feminino e procuram o programa para apoiar com palestras, cursos, oficinas ou eventos para trabalhar temas que vão do empoderamento feminino até a gestão de finanças.
Ela lembra que as capacitações deste ano tiveram início em fevereiro e se desenvolvem durante todo o ano. “Uma das principais dificuldades elencadas pelas mulheres que querem empreender e aquelas que já empreendem são as finanças. Por isso, faremos Workshops de Finanças para Mulheres, assim como cursos e oficinas na área de Marketing Digital, Precificação, Inovação, Logística, Processos e Atendimento ao Cliente”, completa Érica Pereira.
Neste mês, quando é celebrado o Dia Internacional das Mulheres, em 8 de março, diversas prefeituras buscam o Sebrae para introduzir o empreendedorismo feminino nos eventos alusivos à data. Érica Pereira frisa que, ao longo do mês, serão realizadas palestras de sensibilização com temas ligados ao Empreendedorismo Feminino.
Efeito Furacão
A metodologia Efeito Furação faz a diferença entre as empreendedoras que tiveram acesso ao programa de pré-aceleração de negócios. No ano passado foram realizadas cinco turmas, sendo três no formato híbrido e duas online. Foram 583 inscrições e 155 empreendedoras selecionadas. Ao final do processo, 86% das participantes apontaram que conseguiram identificar novas maneiras para aumentar o faturamento das empresas.
Durante a trilha de conhecimentos, as principais dificuldades encontradas pelas empreendedoras foram Marketing Digital, Logística, Inteligência Emocional, Gestão de Tempo, Precificação, Captação de Clientes, Modelo de Negócio, Gestão de Pessoas, Organização, Atendimento ao cliente, Capital de Giro, Qualidade, Vendas e Recursos. Para ter mais informações sobre o programa Sebrae Delas ou sobre outros serviços do Sebrae Alagoas, os interessados podem ligar ou enviar mensagem pelo número: 0800 570 0800.
-
-