Para reforçar as inscrições de uma das maiores competições de empreendedorismo tecnológico na escola para jovens do Brasil, a 2ª edição do Desafio Liga Jovem, o Sebrae reuniu nesta segunda-feira, dia 20, no auditório da Instituição, representantes de escolas, professores e estudantes. As inscrições vão até 7 de junho e podem ser feitas através do site www.desafioligajovem.com.br.
O evento apresentou palestras, oficinas e sessões de mentoria aliadas a conteúdos didáticos sobre temas ligados à inovação e ao empreendedorismo com tecnologia. O diretor-técnico do Sebrae, Keylle Lima, esteve presente no evento e destacou a importância desse tipo de iniciativa para o desenvolvimento escolar.
“O Desafio Liga Jovem vai muito além da competição, já que buscamos incentivar o empreendedorismo relacionando com a solução de problemas reais que impactam o dia a dia das pessoas. Quando reconhecemos a possibilidade de que essa juventude pode solucionar essas questões, começamos a transformar a vida em sociedade,” afirma Keylle Lima.
As estudantes alagoanas vencedoras da edição de 2023, também participaram do evento desta segunda-feira e destacaram as possibilidades e benefícios de participar do desafio. “O Desafio Liga Jovem é uma grande oportunidade para fomentar, entre os alunos, o espírito empreendedor. Ter noção do que isso significa , já que muitas vezes não aprendemos na escola, por não fazer parte da grade curricular. É através de projetos como este que podemos desenvolver esse lado e perceber que podemos sim ter um diferencial na carreira,” diz Ana Clara Soares, integrante da equipe Callíope, do Colégio Marista, em Maceió.
A competição entre equipes de estudantes de todo o Brasil tem como desafio resolver um problema das suas escolas ou comunidades, usando a tecnologia. Para cumprir sua missão, a equipe pode usar as redes sociais, aplicativos, sites e jogos, ou até produções e metodologias analógicas, mas que tragam uma visão inovadora sobre a questão abordada. O programa do Sebrae é realizado em parceria com o Instituto Ideias do Futuro.
Os estudantes podem montar equipes de 2 a 5 alunos da mesma instituição e categoria de ensino junto com um orientador, que pode ser um profissional de educação da escola ou da região. “Sabemos que os nossos estudantes têm muito potencial criativo, mas muitas vezes isso pode ser perdido na educação tradicional, que visa apenas o Enem e o ingresso no mercado de trabalho. Iniciativas como o Liga Jovem proporcionam momentos nos quais a escola pode observar esses estudantes e reconhecê-los enquanto pessoas que criam soluções inovadoras para o mundo real”, explica Maysa Vieira, analista do Sebrae.
Esse ano o Desafio Liga Jovem engloba todas as premiações do Programa de Educação Empreendedora para estudantes (antigos Inspira Tech e Desafio Universitário), dividido nas seguintes categorias: Imagina (Fundamental: 8º e 9º ano), Cria (Ensino Médio), Inspira (Ensino Profissional/Técnico) e Avança (Ensino Superior – graduação ou tecnólogo).
Estiveram presentes no evento, as secretarias municipais de Delmiro Gouveia e Pão de Açúcar, a equipe técnica da Secretaria Municipal da Educação de Maceió, além de parceiros do Sebrae, como a Junior Achievement e a Rede Global de Empreendedorismo.
Vencedoras
Em 2023, Alagoas teve duas equipes participantes da final em São Paulo e uma delas foi a equipe vencedora entre as seis equipes nacionais. As estudantes alagoanas que desenvolveram o aplicativo “Callíope”, representando o colégio Marista, venceram o Desafio Liga Jovem e ganharam uma viagem à Espanha.
A equipe Callíope, vencedora de Alagoas, ganhou o Desafio Liga Jovem com o protótipo de um aplicativo que tem o objetivo de garantir acessibilidade a crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no meio escolar.
Em Madrid, as estudantes alagoanas Ariana Sposito, Ana Clara Lopes, Luísa Lins, Júlia Silveira, Alice Rocha e Amanda Lopes, visitaram centros de inovação e a participação no South Summit Madri, um dos mais importantes eventos do segmento na Europa.