O Sebrae Alagoas recebeu Jovens Aprendizes da Associação Pestalozzi em sua sede, na manhã da última quinta-feira (17), com o objetivo de apresentar a instituição e fomentar o empreendedorismo. Durante o encontro, os 50 jovens atendidos pela instituição puderam entender como temas ligados à inovação, economia criativa e sustentabilidade funcionam no universo empreendedor. No grupo, 30% dos aprendizes têm deficiência leve.
“Tornar esses encontros possíveis é fundamental para nós, já que esses jovens representam o nosso futuro público. Precisamos cultivar seus sonhos e ideias e mostrar que o Sebrae também é um espaço para eles, que eles podem desenvolver um espírito empreendedor”, afirmou Ana Madalena Sandes, analista da Unidade de Soluções e Inovação do Sebrae Alagoas.
Ao longo da manhã, os jovens aprendizes, acompanhados pela educadora Milka Freitas, puderam aprender mais sobre o propósito institucional do Sebrae, além de ouvirem palestras sobre Economia Criativa e Negócios de Impacto, ministradas pelas analistas Helen Cavalari e Ana Madalena Sandes.
“A economia criativa pode apoiar ações de inclusão e de expansão do trabalho de aprendizes, educadores, artistas e profissionais que atuam na área de terapia ocupacional, em projetos de música, dança e artes plásticas, essenciais para o trabalho em associações como a Pestalozzi”, explica Helen Cavalari.
Em seguida, realizaram um tour pela instituição e conheceram o Espaço Maker do SebraeLab, aprendendo um pouco mais sobre os processos de impressão tridimensional. Para finalizar, retornaram ao auditório para uma roda de conversa visando o compartilhamento de ideias.
A visita aconteceu como parte do Curso Pré-profissionalizante Aprendiz Pestalozzi, focado na formação para o mundo do trabalho para adolescentes, jovens e pessoas com deficiências. “Escolhemos fazer essa visita ao Sebrae porque acreditamos muito na potencialidade e criatividade desses jovens. Eles já possuem diversas ideias inovadoras e aqui podem esclarecer todas as suas dúvidas quanto a elas”, afirmou Kelvin Madeira, educador da Associação Pestalozzi.

