ASN AL Atualização
Compartilhe

Projeto Renda-se chega à terceira edição e conta com apoio do Sebrae

Objetivo é promover talentos alagoanos a partir da valorização da moda, do artesanato e do design
Por Kelmenn Freitas - Partners Comunicação
ASN AL Atualização
Compartilhe

A terceira edição do Projeto Renda-se – Arte, Cultura e Moda, que será realizado no próximo dia 21 de setembro, em Jaraguá, vai contar com o apoio do Sebrae Alagoas para a promoção desse segmento da Economia Criativa do estado. O desfile acontecerá no Espaço Armazém e também ficará disponível online no Youtube.

O Sebrae vai trazer para Alagoas jornalistas de âmbito nacional para cobrirem o evento, para que essa nova edição do projeto alcance divulgação pelo país afora. Também estão previstas algumas palestras para o público com a temática da propriedade intelectual, direito da moda e a criatividade através do Design.

“A gente iniciou a parceria esse ano por entender também que essas temáticas, assim como as capacitações e orientações para estudantes, designers e artesãos são importantes para desenvolver o segmento em Alagoas”, explica Marina Gatto, gestora de Artesanato do Sebrae.

“O evento trabalha todo o segmento de moda e esse ano está voltado para o nosso bordado filé. Essa valorização é muito importante, já que o filé é Patrimônio Imaterial de Alagoas. Ele possui um Selo de Indicação Geográfica (IG), portanto, deve e precisa ser reconhecido nacionalmente”, completa.

O projeto teve a sua primeira edição em 2020 e foi criado com o intuito de divulgar e difundir os talentos alagoanos no segmento da moda. Este ano, ele promoverá o trabalho de 15 estilistas selecionados apresentando o resultado na mostra de moda, com o desfile e a participação em uma exposição. O desfile será presencial pela primeira vez.

Setenta modelos desfilarão na passarela com os looks criados pelos estilistas participantes. Após o desfile, os looks ficarão expostos durante um mês em local a ser definido pela organização do evento. O Renda-se também está nas redes sociais e recebe boa cobertura da imprensa, ações que potencializam sua importância.

“A duras penas, a construção da moda brasileira entendeu que o que fomos diz muito mais sobre o que seremos e que nada é mais humano, gentil, transformador e trend [tendência] que se apropriar dos nossos saberes para ressignificar novos olhares. E o Renda-se tem essa característica em essência”, analisa Alina Amaral, produtora executiva do projeto.

“Seus estilistas nesta edição, entre profissionais e estudantes, desfilarão em 21 de setembro na renovada edição 2023, e são provocados a este olhar generoso sobre a nossa ancestralidade, aos saberes profundos da nossa gente alagoana. O olhar do projeto a estes pequenos e já estabelecidos criadores diz respeito às suas habilidades em traduzir as nossas manualidades e assim gerarmos um ecossistema de moda que reforçará o nosso DNA criativo e a nossa identidade”, completa ela.

-

-