ASN AL Atualização
Compartilhe

Profissionais da Educação discutem inovação e empreendedorismo

V Encontro Estadual de Educação Empreendedora promove debates e oficinas para qualificar a prática educativa e estimular a aprendizagem criativa
Por Lilian Santos
ASN AL Atualização
Compartilhe

O V Encontro Estadual de Educação Empreendedora reuniu cerca de 70 profissionais para discutir inovação no ambiente escolar, nesta quarta-feira (27), no Cesmac. O evento, promovido pelo Sebrae Alagoas em parceria com a Rede Global de Empreendedorismo (RGE-AL), teve como objetivo ampliar o repertório dos educadores sobre cultura empreendedora, incentivando a aprendizagem criativa e oferecendo ferramentas práticas que inspiram uma nova abordagem no ensino.

“Este encontro acontece há vários anos, e os temas são escolhidos ao longo do ano com base nas questões trazidas por esse grupo de profissionais da educação. Eles identificam os problemas e, a partir disso, buscamos trazer o que é necessário para cada momento. Um tema que tem gerado bastante ansiedade, tanto para quem está em sala de aula quanto para quem faz gestão escolar, é a questão do universo digital. Para abordar esse assunto, convidamos Manu Bezerra, uma referência no tema”, explicou Renata Fonseca, gerente da Unidade de Ambiente de Negócios do Sebrae Alagoas.

O evento começou com o “Talk de Saberes”, ministrado pela designer de experiências de aprendizagem Manu Bezerra, que falou sobre “Educação na era do like com foco na experiência da aprendizagem”. Em seguida, ocorreram duas oficinas simultâneas, que visaram estimular experiências de aprendizagem capazes de responder aos desafios atuais, como a necessidade de inovação, o desenvolvimento da atuação empreendedora e a resolução de problemas complexos.

A primeira oficina, voltada para gestores e coordenadores, abordou o tema “World Café: Design de Conversas Estratégicas”. A segunda oficina, direcionada aos professores, discutiu “Cultura Maker com Foco na Educação Empreendedora”.

Durante o Encontro, Manu Bezerra destacou que a educação empreendedora não é utilizada para criar negócios, mas para desenvolver comportamentos e habilidades, qualificando a prática educativa. “O objetivo é desenhar quem é a nossa persona de aluno. Não estou falando disso porque quero criar uma escola ou abrir um negócio, mas porque, ao usar essa mecânica, consigo entender melhor o comportamento do meu aluno”, explicou Manu.

O V Encontro Estadual de Educação Empreendedora contou ainda com o apoio do CESMAC, da Rede Saberes, da Oficina de Ideias e do Conselho de Jovens Empreendedores de Alagoas.