ASN AL Atualização
Compartilhe

Produtores rurais têm aumento de 18% no faturamento após adesão a programa do Sebrae

Primeiro ciclo do ALI Rural atendeu 315 pequenos negócios do setor agrícola durante todo o ano passado
Por Kelmenn Freitas - Partners Comunicação
ASN AL Atualização
Compartilhe

Os produtores rurais e empresas atendidos pelo programa ALI Rural, do Sebrae Alagoas, tiveram um aumento de 18% no faturamento, em média, durante o ano passado. No total, 315 negócios foram atendidos durante o primeiro ciclo do programa no estado, de março a novembro de 2023, em 52 municípios.

Os dados fazem parte do balanço divulgado pela coordenação do programa, que aponta ainda que 306 empresas conseguiram implementar ações de inovação através das consultorias promovidas pelo Sebrae. O ALI Rural atende micro e pequenos negócios rurais com foco na melhoria da produtividade e aumento da renda por meio da atuação dos Agentes Locais de Inovação.

A analista de Competitividade e Desenvolvimento do Sebrae Alagoas, Jacqueliny Martins, explica que as principais dificuldades dos empreendedores rurais relatadas durantes os atendimentos são a falta de controles gerenciais e financeiros, o desenvolvimento de boas práticas agrícolas, acesso a ferramentas digitais, consultorias tecnológicas e comunicação visual, para ajudar no escoamento da produção.

“Em Alagoas, nós temos 21 agentes que atuam em municípios da região de Maceió, Litoral Sul, Agreste e Sertão, atendendo 315 produtores rurais nesse primeiro ciclo. O conceito é o mesmo do ALI tradicional. O que diferencia são algumas ferramentas utilizadas na versão rural e também a quantidade de encontros”, explica.

“Grande parte do nosso público é composto por agricultores familiares que atuam nas cadeias produtivas da horticultura, fruticultura, bovino de corte, bovino de leite, apicultura, ovinos e caprinos, entre outros. O grande foco do ALI Rural é a utilização de inovação nos pequenos negócios do agro”, completa ela.

O programa visa fortalecer esses pequenos negócios rurais por meio de ações de promoção do chamado “extensionismo tecnológico”, estímulo à pesquisa e ao desenvolvimento de processos inovadores. O foco é também no aperfeiçoamento da atuação do Sebrae no ecossistema de inovação e desenvolvimento de pequenos negócios rurais dos sistemas produtivos nacionais.

“A metodologia do ALI Rural é desenvolvida por meio de dez encontros presenciais, sendo dois coletivos e os demais individuais. O agente de inovação realiza visita e acompanha, mensalmente, o produtor, utilizando ferramentas de modelagem e de desenvolvimento para a inovação em negócios rurais”, revela Jacqueliny Martins.

A média do percentual de ações de inovação concluídas foi de 65% ao longo do ano de 2023. Um total de 17 soluções foram executadas pelo Sebrae e parceiros do programa, como boas práticas agropecuárias, melhoria de processo produtivo, ferramentas de controles gerenciais, financiamento, agregação de valor, canais de comercialização, capacitação da equipe, marketing e divulgação, aumento na base de clientes, compras conjuntas, ferramentas digitais, gestão financeira, melhoria genética, mídias sociais, novos produtos/serviços e redução de desperdício.