ASN AL
Compartilhe

Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2023 está com inscrições abertas até 31 de julho

Além do reconhecimento por seus negócios, participantes ainda podem servir de inspiração para outras empreendedoras de diversos segmentos
Por Kelmenn Freitas - Partners Comunicação
ASN AL
Compartilhe

A edição deste ano do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios já está com as inscrições abertas e a expectativa é que mais de 300 empreendedoras alagoanas participem da disputa. A premiação homenageia empresárias com capacidade de inovação, visão de futuro, estratégia e gestão empresarial que, com seus negócios, geram impacto social e econômico na região em que estão inseridas.

Realizado desde 2004, o prêmio reconheceu o trabalho de uma alagoana na edição do ano passado. Thais Borges, dona da empresa Barulhinho Bom, diz que a premiação foi um reconhecimento do seu esforço como mulher empreendedora. “Esse prêmio é maravilhoso e é apenas uma parte do trabalho grandioso que o Sebrae faz. Fomos apoiados desde a montagem da fábrica, passando pelas embalagens, questões técnicas e administrativas”, afirma.

A analista Érica Pereira, gestora do Sebrae Delas, destaca que a principal importância para as empreendedoras se inscreverem é que elas podem servir de inspiração para outras que estão começando, assim como para as que estão precisando de um incentivo a mais para continuar. “Na maioria dos relatos, essas mulheres superaram muitos desafios para estarem hoje à frente de suas empresas e servindo de exemplo de gestão e inovação dentro dos negócios liderados por elas”, destaca.

A premiação é voltada para mulheres maiores de 18 anos, proprietárias de pequenos negócios, microempresas ou microempreendedoras individuais (MEI) com CNPJ. Também podem concorrer, produtoras rurais que possuam inscrição estadual de produtor, número do Imóvel Rural na Receita Federal (NIRF) ou declaração de aptidão (DAP) ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) ou que explorem atividade pesqueira e possuam registro no Ministério da Pesca.

Nesta edição, as participantes podem participar em três categorias: Microempreendedora Individual (MEI), Pequeno Negócio e Produtora Rural. Serão três etapas: fase estadual em agosto, a regional em outubro e a nacional em novembro, quando se comemora o Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino. A cerimônia da grande final será realizada, presencialmente, em Brasília (DF). O Sebrae pagará as despesas de deslocamento para as finalistas.

A primeira etapa será estadual com a escolha de até três candidatas de cada unidade federativa, em cada uma das categorias. As vencedoras da fase estadual serão avaliadas por um Júri Regional, formado por colaboradores do Sebrae e especialistas em empreendedorismo e pequenos negócios. A etapa regional será eliminatória para a fase nacional e não prevê premiação ou divulgação.

Por fim, a etapa nacional terá a participação das 15 vencedoras regionais, correspondentes a três vencedoras por categoria para cada uma das cinco regiões do país, que estarão automaticamente classificadas para a grande final da premiação.

Além dos troféus, as vencedoras da etapa nacional, no primeiro e segundo lugares de cada categoria, vão ganhar um smartphone de última geração. O terceiro lugar de cada categoria receberá um tablet também de modelo mais recente. Todas as nove ganhadoras nacionais vão participar de uma missão técnica nacional de capacitação, com passagens e diárias custeadas pelo Sebrae.

Para se inscrever gratuitamente, basta acessar o site do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios e preencher o formulário eletrônico, bem como enviar o link para o vídeo com pitch (apresentação rápida) da empreendedora candidata. A data limite das inscrições é dia 31 de julho.