A Páscoa está chegando e, além de ser uma data repleta de simbolismo, representa uma excelente oportunidade para os empreendedores inovarem e ampliarem o mercado, especialmente com produtos à base de chocolate. Pensando em ajudar os pequenos negócios a se destacarem e aumentarem o faturamento nesse período, o Sebrae Alagoas reuniu algumas dicas de marketing que podem ser aplicadas de forma prática para impulsionar as vendas.
Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab), a estimativa para 2025 é de que sejam produzidos cerca de 45 milhões de ovos de Páscoa no Brasil, o que demonstra a força da tradição e o quanto aquece o mercado.
“Essa época do ano sempre movimenta o mercado e mexe com a nossa memória afetiva. Seja para presentear ou para consumo próprio, a demanda por ovos de Páscoa é intensa. Por isso, o empreendedor que fabrica e vende esses produtos precisa estar preparado para o aumento nas vendas. É fundamental utilizar as redes sociais de forma estratégica para se diferenciar e potencializar o alcance do seu negócio”, orienta Ariana Gonçalves, analista de Relacionamento Empresarial do Sebrae Alagoas.
Potencialize suas vendas
- Crie um plano de marketing:
Defina objetivos e metas claras. Planeje as estratégias de vendas e organize um cronograma de postagens e divulgações para garantir consistência e alcançar melhores resultados; - Utilize as redes sociais com inteligência:
Promova seus produtos com fotos e vídeos atrativos. Utilize hashtags relacionadas à Páscoa para ampliar a visibilidade. Lembre-se: as redes sociais são um canal direto com o cliente, mantenha atenção ao atendimento e interações; - Invista em embalagens atrativas:
Capriche na apresentação dos produtos com embalagens temáticas e personalizadas. Pense também em oferecer opções variadas, com tamanhos e preços diferentes, para atingir diversos perfis de consumidores; - Faça parcerias estratégicas:
Colabore com influenciadores locais ou estabeleça parcerias com outras empresas. Essas alianças podem ampliar significativamente o alcance da sua marca; - Tenha um diferencial competitivo:
Muitos empreendedores produzem ovos caseiros nessa época. Destaque-se oferecendo algo exclusivo, como entregas personalizadas ou ingredientes especiais, para encantar e fidelizar clientes.
Além de orientar os empreendedores neste período de alta demanda, o Sebrae Alagoas também trabalha durante todo o ano com foco na qualificação e fortalecimento dos pequenos negócios do setor de varejo.
“Buscamos sempre identificar as melhores formas de auxiliar o empreendedor. Para isso, aplicamos um diagnóstico que avalia a saúde da empresa e aponta os pontos que precisam de melhorias imediatas. A partir disso, oferecemos consultorias de intervenção ou indicamos eventos e cursos alinhados às necessidades do cliente. Também disponibilizamos uma plataforma com diversos cursos gratuitos, além de promover eventos presenciais aqui mesmo no Sebrae”, explicou Ruan Lee, trainee de Relacionamento Empresarial do Sebrae Alagoas.