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Pet shops apostam na criatividade para aumentar vendas no Carnaval

Mercado disputa atenção dos clientes recorrendo à decoração das lojas e produtos como as tradicionais fantasias
Por Kelmenn Freitas - Partners Comunicação
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A chegada do Carnaval gera oportunidades de aquecimento das vendas em uma infinidade de negócios, e no segmento de pet shops o cenário não é diferente nessa época do ano. Além de irem às compras em busca das próprias fantasias que vão usar, os tutores de pets também querem que seus bichinhos fiquem igualmente estilosos na folia. Para atendê-los, muitas lojas têm a criatividade como principal aliada.

A Animal Amigo, em Maceió, decorou toda a loja com tema de Carnaval, incluindo o uniforme dos funcionários e um espaço para os donos de pets fazerem fotos e postar nas redes sociais.

“Os animais que estão saindo do banho e da tosa também já vão para os donos com laços e gravatas com o tema carnavalesco. A gente fez um espaço instagramável também, como criamos em outras datas comemorativas, incluindo o Carnaval. A gente tem fantasias para vender, adereços e também itens que indicamos para que os pets usem, como o tapetinho gelado para essa época quente do ano e protetor solar”, conta a médica veterinária Paula Nunes, dona da loja.

Ela conta que as fantasias continuam sendo as campeãs de vendas. “A gente tem vários modelos aqui na loja e a saída é grande, por isso reforçamos o estoque. Já saíram muitos, mas ainda assim ainda temos muitos modelos diferenciados. Tem de Emília, Flintstones, Princesa, Palhaço, Odalisca. Não faltam opções para fazer a diversão”, revela.

Essas peças puxam as vendas, segundo Paula Nunes, mas há também muita saída de produtos ligados aos cuidados com a saúde e o bem-estar dos pets. Esse interesse tem chamado a atenção da empresária este ano. “A gente teve um aumento da procura por fantasias, mas o que eu notei de mudança de comportamento dos clientes é que, além dessas peças, está tendo uma procura muito grande por itens como protetor solar, blusa com proteção solar, enfim, as pessoas estão se preocupando muito com seus animais de estimação”, diz.

“Outra coisa que chamou a atenção é que, por conta do calor e da época de Carnaval, que é mais quente, há um aumento de pessoas que querem baixar o pelo do pet, fazer uma tosa mais baixinha e sempre falam que é por conta do calor e do Carnaval”, completa a médica, citando ainda que os bailinhos de Carnaval pet também têm feito muito sucesso.

Planejamento

A analista do Sebrae Alagoas, Débora Medeiros, revela que a instituição tem oferecido várias orientações aos empresários do mercado pet para aproveitar o momento do Carnaval e impulsionar as vendas, destacando que é importante focar em planejamento prévio, criação de promoções temáticas, divulgação nas redes sociais e oferta de serviços extras.

“Coloco para os empresários o quanto é importante planejar, antecipadamente, as ações de marketing focadas em períodos festivos. Essas festividades atraem clientes e consequentemente aumentam as vendas. Uma abordagem criativa e temática também atrai a atenção dos potenciais clientes. Criar promoções especiais relacionadas ao Carnaval, com descontos em fantasias para pets, acessórios, adereços ou kits especiais para o período festivo. Tudo isso impulsiona as vendas”, pontua.

“As redes sociais também são ferramentas poderosas para promover vendas e atrair os tutores dos pets. Sempre repasso o quanto é importante usar plataformas como Instagram, Facebook e WhatsApp para compartilhar fotos e vídeos dos produtos temáticos, divulgar promoções especiais e interagir com os consumidores”, recomenda.

Outra opção para aumentar as vendas e atrair novos clientes, ainda segundo ela, é pensar em ofertar serviços extras e diferentes em épocas festivas, como banho e tosa temáticos, sessões de fotos de Carnaval para pets, montar um ranking das melhores fantasias, organizar desfiles e organizar ou participar de eventos pet-friendly relacionados às temáticas festivas – no caso, o Carnaval.

“Percebo um otimismo mais forte entre os empreendedores, que estão demonstrando muita criatividade em seus negócios. Essa atitude reflete a sensação de que o período mais desafiador da pandemia ficou para trás e que agora o foco está voltado para buscar conhecimento, aperfeiçoar serviços, inovar e aprimorar a gestão de forma geral. Essa postura é extremamente positiva e revela o quanto os empresários desse segmento estão abertos ao novo momento e dispostos a enfrentar os desafios com resiliência e determinação”, analisa Débora Medeiros.

O aumento da concorrência no segmento de pet shops também força as empresas a adotar medidas para se destacarem em datas especiais. Tudo para fisgar a atenção dos clientes, que hoje veem um boom de lojas do ramo e mais opções para onde ir gastar o dinheiro.

“Os tutores de animais de estimação estão cada vez mais exigentes em relação à qualidade e variedade dos produtos e serviços oferecidos, o que exige uma constante adaptação por parte dessas empresas. Esses negócios precisam acompanhar as tendências do mercado buscando inovar em produtos e serviços para permanecerem relevantes no mercado. Estar atento à gestão empresarial, observando os pontos fortes e de melhoria para sempre estar à frente dos concorrentes. Uma empresa organizada minimiza trabalho extra e custos operacionais”, diz a analista.

“É preciso estar atento a tudo que acontecer no mercado, e as empresas precisam estar preparadas para superar desafios de forma eficaz e estratégica. O Sebrae está sempre pronto para oferecer orientação e consultorias de intervenção nas empresas, visando minimizar os desafios enfrentados no mercado e no dia a dia dos negócios. Nosso maior compromisso é fornecer suporte e soluções para ajudar as empresas a prosperarem e alcançarem seus objetivos”, destaca Débora Medeiros.