ASN AL Atualização
Compartilhe

Mulheres empreendedoras contam suas trajetórias em encontro do Sebrae Delas

Evento marcou apresentação de negócios impactados pela metodologia Efeito Furacão em 2024
Por Guilherme Lamenha e Maria Clara Godoy
ASN AL Atualização
Compartilhe

Um auditório repleto de histórias inspiradoras. Foi assim o encerramento deste semestre com as mulheres empreendedoras que participaram da metodologia Efeito Furacão, ofertada pelo programa Sebrae Delas. O encontro aconteceu na última segunda-feira (6) e reuniu 75 integrantes, que atuam nos segmentos do turismo, artesanato, saúde, cosméticos, vestuário, fotografia, entre outros. Durante o evento, 16 “furacanizadas” foram sorteadas para apresentar seus negócios ao grupo.

“Furacanizada é como chamamos carinhosamente as empreendedoras que são impactadas pela metodologia e tivemos a sorte de reunir todas que receberam essa capacitação nos últimos meses. Cada uma com seu testemunho de superação, autodescoberta e sucesso”, afirma a analista Érica Pereira, gestora do Sebrae Delas. A abertura do encontro contou ainda com a participação do diretor-técnico, Keylle Lima e a diretora de Administração e Finanças, Juliana Almeida.

Para Keylle Lima, o Sebrae Delas é uma conquista das próprias mulheres que desejam iniciar ou ampliar o próprio negócio. “O programa é uma oportunidade de apoiar o empreendedorismo feminino que, a cada ano, torna-se mais forte e mais consolidado no Brasil e em Alagoas. Essas empresárias estão ocupando cada vez mais espaços e mostrando, na prática, que gênero nunca foi barreira para quem deseja alcançar o sucesso”, destaca o diretor.

Juliana Almeida, que se considera uma madrinha do programa, reforça essa força e essa presença. “No Brasil, temos mais de 10 milhões de mulheres empreendendo no mercado, o que significa 34% de todos os empreendedores são mulheres. Em Alagoas, esse percentual é ainda maior: 26,67 mil mulheres à frente dos pequenos negócios. Essas empresárias representam 36,40% do total de empresários no estado”, explica a diretora.

A metodologia Efeito Furacão é aplicada em parceria com a aceleradora Be.Labs. A iniciativa do Sebrae Delas oferece capacitações e mentorias, que viabilizam a aceleração de negócios liderados por mulheres. “Acreditamos profundamente no potencial das empreendedoras e no impacto positivo que elas podem gerar para a sociedade”, afirma Marcela Fujiy, sócia e fundadora da Be. Labs. Segundo ela, quando uma mulher reconhece sua capacidade e assume o controle da sua vida, é capaz de construir iniciativas transformadoras que melhoram a realidade ao seu redor.

Em Alagoas, a aceleradora e o Sebrae já formaram 32 turmas, alcançando 930 negócios em 23 municípios: Pariconha, Água Branca, Delmiro Gouveia, Piranhas, Santana do Ipanema, Olho D’água das Flores, Girau do Ponciano, Arapiraca, Palmeira dos Índios, Penedo, Piaçabuçu, Anadia, Novo Lino, Satuba, Maceió, Pilar, Rio Largo, Paripueira, Marechal Deodoro, São Miguel dos Campos, Barra de São Miguel, União dos Palmares e Matriz de Camaragibe.

Antes da apresentação das 16 empreendedoras, uma mesa redonda reuniu as empresárias Janaína Oliveira, da Panos de Cordel; Raíssa França, do Portal Eufêmea e Aline Moura, do Meu Hostel, com mediação de Marcela Fujiy. Elas debateram a importância das mulheres no setor produtivo e contaram suas experiências pessoas como empreendedoras. “Todas elas têm uma história de sucesso e foram vencedoras em categorias da etapa estadual do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios”, diz Érica Pereira, salientando que em breve estarão abertas para edição de 2024 da premiação.

O Prêmio Sebrae Mulher de Negócios é uma iniciativa que valoriza e incentiva o empreendedorismo feminino no Brasil, reconhecendo o trabalho e a dedicação de mulheres empreendedoras que contribuem para o desenvolvimento do país.

Desde 2004, o prêmio homenageia empreendedoras com capacidade de inovação, visão de futuro, estratégia e gestão empresarial que, com seus negócios, geram impacto social e econômico na região em que estão inseridas. Além de reconhecer o trabalho das empreendedoras, a iniciativa também inspira outras mulheres a investir em seus sonhos e acreditar em seu potencial.