Produtores de flores de Viçosa e Mar Vermelho participam em Holambra, no interior de São Paulo, de uma missão promovida pelo Sebrae Alagoas para que possam conhecer um pouco mais o funcionamento dessa cadeia produtiva. A cidade é a que mais cultiva flores no Brasil, com uma área de 397 hectares dedicados a diversas espécies.
Durante a passagem pelo município paulista, os produtores alagoanos fazem visitas monitoradas a cooperativas, empresas, lojas, exposições e a produtores de flores locais. Nesta segunda-feira (19) eles visitaram as duas maiores distribuidoras de flores da região – a Veiling e a Cooperflora.
“A missão é para que a gente possa abrir um pouco a mente desses produtores, para que conheçam a cadeia produtiva de corte e vaso das flores. Nesses dois municípios, Viçosa e Mar Vermelho, são trinta produtores ainda em fase inicial das atividades”, explica Jacqueliny Martins, analista do Sebrae Alagoas.
Segundo ela, todos são acompanhados por um consultor do Espírito Santo, contratado pelo Sebrae, que visita Alagoas ao menos quatro vezes no ano para orientar os produtores dessa cadeia. No próximo mês está previsto um diagnóstico de quantos produtores e quais os tipos de flores e plantas que eles produzem.
“Depois disso, a gente vai começar a trabalhar com eles toda a questão do manejo dessas flores e dessas plantas, para que todos possam produzir e vender no mercado local inicialmente. Mas depois, quem sabe, até mesmo vender para outros estados”, prevê a analista.
O prefeito de Viçosa, João Victor, revela que a ideia é tornar o município em polo produtor para todo o estado. “A floricultura é uma atividade que estamos investindo e com certeza teremos um resultado fantástico na geração de trabalho e renda”, diz. “Trata-se de uma Missão que vai trazer muito desenvolvimento para a produção de flores dos nossos pequenos produtores. Será uma semana muito produtiva e estamos aqui para aprender e entender melhor todo o processo de plantio de flores e de comercialização também”, completa.
Já o prefeito de Mar Vermelho, André Almeida, acredita que a parceria com o Sebrae vai permitir que o município consiga disseminar, incentivar e aumentar essa fonte de renda junto aos produtores de flores locais. “Já estivemos em duas grandes cooperativas que, ao todo, tem cerca de 500 cooperados. Nesta terça-feira vamos conhecer algumas fazendas e na quinta-feira participar de uma grande feira de floricultura”, conta.
Em março passado, o Sebrae Alagoas promoveu em Viçosa, em parceria com a prefeitura do município, o Seminário de Plantas Ornamentais. Com o tema “Semeando bons negócios”, o evento teve por objetivo divulgar as tendências do mercado, descobrir novas oportunidades e saber como potencializar a produção local.
Segundo o Instituto Brasileiro de Floricultura (Ibraflor), o mercado de plantas ornamentais está em crescimento, com destaque para as plantas verdes, plantas tropicais, suculentas e cactus. Somente em 2021, o mercado registrou crescimento de 15%, outros 10% no ano passado e a previsão é que a alta para este ano seja semelhante ao observado em 2022.