ASN AL Atualização
Compartilhe

Equipe de Alagoas vence categoria inédita do Prêmio Sebrae de Jornalismo

Premiação sobre o tema do Empreendedorismo Social elegeu matéria que fala da moeda social Sururote, utilizada no Vergel do Lago, em Maceió
Por Guilherme Lamenha - Partners Comunicação
ASN AL Atualização
Compartilhe

A etapa nacional do Prêmio Sebrae de Jornalismo anunciou nesta sexta-feira (24), durante cerimônia em Brasília, os vencedores de 2023.  Além das quatro categorias principais, um prêmio inédito para produções que abordaram o tema do empreendedorismo social foi entregue e o trabalho vencedor foi de Alagoas. O júri nacional escolheu, entre os trabalhos finalistas que abordaram essa temática, a reportagem “Moeda local impulsiona negócios e muda realidade de moradores do Vergel do Lago”, veiculada pela TV Ponta Verde, afiliada do SBT aqui no estado. O jornalista Lucas Araújo representou o time de profissionais que conta ainda com Marcelo Moreno, Manoel Salviano, Roberto Rocha e Fernando Moura.

“Para mim é uma realização, já que tenho apenas três anos de formado. A matéria aborda a força transformadora do empreendedorismo nas comunidades periféricas, força essa capaz de impactar uma realidade local, regional ou até nacional”, destaca Lucas Araújo ao receber o troféu das mãos do presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima.

O presidente fez questão de ressaltar, em sua fala, a importância do papel da imprensa na atualidade, diante de fenômenos de massa como as fakes news. “O bom jornalismo precisa ser valorizado sempre, e aqui eles está representado por narrativas fundamentais que modificam a vida das pessoas e permitem que enxerguem uma possibilidade de superar dificuldades”, diz.

A cerimônia de premiação reforçou o papel da imprensa na promoção e no fortalecimento do empreendedorismo brasileiro focado nos pequenos negócios. A grande final reuniu os 20 finalistas nas quatro categorias (Texto, Áudio, Vídeo e Fotojornalismo), com representantes de todas as regiões do país.

Com o tema central “A contribuição dos pequenos negócios para o desenvolvimento econômico e social do país”, o PSJ, que está em sua 10ª edição, bateu recorde este ano com 1.899 trabalhos inscritos, superando em 65% o número de 2022. As reportagens passaram pelas etapas estaduais, de onde os vencedores seguiram para a etapa regional, que selecionou os 20 finalistas da etapa nacional do PSJ.