A Feira Gastronômica do Graciliano Ramos, bairro da parte alta de Maceió, anunciou vencedores do concurso que escolheu os melhores pratos da quinta edição do evento, encerrado neste domingo (5). Os dadinhos de tapioca de charque com geleia de abacaxi e alecrim do Angatu levaram o primeiro lugar na categoria Prato Salgado; o segundo lugar ficou com o folhado de salmão com cream cheese da Willi & Cakes e quem levou o terceiro lugar foi o camarão cremoso da Feijoada da Naza. Na categoria prato doce, o primeiro lugar foi a queijadona de queijo do reino, da Juma Confeitaria; o biscoito mimoso da Willi & Cakes ficou com o segundo lugar e os mini pastéis da Deborah levaram o terceiro lugar.
O concurso movimentou ainda mais o último dia do evento e teve como objetivo estimular os participantes a criarem pratos e trazerem inovação e sabor para seus cardápios. O júri foi composto pela presidente da Associação dos Moradores do Graciliano Ramos, Valéria Cavalcante; pelo gerente de Relacionamento do Sebrae Alagoas, Marcos Alencar; pela gerente do Centro Integrado de Gastronomia e Turismo do Senac, Cristiana Purcel; pela analista Sandra Lyra e pela jornalista Nide Lins.
“A feira de gastronomia do Graciliano virou uma referência aqui de Maceió e sempre que sou convidada a participar do júri venho com o maior prazer, sou jornalista da área e sei da credibilidade de todos os envolvidos com esse evento”, diz Nide Lins, autora de diversos livros sobre a cozinha alagoana.
A feira registrou mais de 18 mil visitantes, segundo dados da Polícia Militar. A praça principal do bairro e seu entorno ficaram lotados durante todo o feriado prolongado de Finados. O evento é uma iniciativa e realização da Associação dos Moradores do Graciliano Ramos em parceria com o Sebrae Alagoas. Ao som da banda do Corpo de Bombeiros e apresentações culturais, vinte pequenos negócios levaram ao público uma série de opções de pratos, como acarajé, feijoada, crepe, sanduíche, pastel, tapioca, açaí, sorvete e pizza.
Maria Angélica Passos foi uma das empreendedoras convidadas para participar com seu Crepe da Tia. Ela conta que sempre esteve presente na feira, e que mesmo não morando mais no conjunto Graciliano Ramos, fez questão de confirmar presença. “Morei aqui durante 10 anos, o mesmo tempo que tenho a minha creperia e vi essa feira nascer. Participo dela desde a primeira edição. Hoje moro na Jatiúca, mas não poderia deixar de voltar aqui para vender meus crepes mais uma vez”, conta. Ela espera vender bem mais esse ano, por conta do feriadão. “A praça está sempre cheia e as pessoas estão vindo para comprar, consumir, e não só para passear e bater perna”, afirma.
A chef Bel Cavalcante, da empresa Angatu, levou para a feira os seus dadinhos de tapioca servidos com geleias artesanais de pimenta vermelha ou abacaxi com alecrim que acabou levando o primeiro lugar do concurso promovido pelo evento. É a primeira vez que ela participa da feira no Graciliano, onde mora há 4 anos. “O primeiro dia foi mais tranquilo porque era Dia de Finados, uma data religiosa, mas o movimento aumentou muito ao logo dos dias, os clientes estão comprando e isso é muito bom”, comemora.
Ela conta que participa de grupos de gastronomia do Sebrae para se manter sempre atualizada das novidades no segmento de alimentação. “Sou formada em Gastronomia e também atuo no ramo de comidas congeladas, além dos dadinhos de tapioca. Por isso procuro sempre fazer os cursos e consultorias do Sebrae, principalmente quando é voltado para boas práticas na área. Agora estou aplicando, aqui nessa feira, tudo que aprendi por lá”, revela.
O evento atraiu clientela até mesmo de outros bairros, não ficando restrito só ao Graciliano Ramos. Foi o caso de Edigerson Soares, morador do Eustáquio Gomes, que foi com a mulher e o filho para a feira. “Eu vi pelas redes sociais e chamei minha turma pra vir, pra gente fazer uma programação diferente e fugir da rotina. No Eustáquio também tem muita coisa boa, mas aqui está mais organizado e tem mais opções num local só. Não precisa ficar andando muito para encontrar o que quer comer”, diz.
A analista de Relacionamento do Sebrae Alagoas, Vania Britto, conta que, em 2017, a Associação dos Moradores do Graciliano Ramos procurou o Sebrae com interesse em realizar um evento de gastronomia no conjunto, com o intuito de divulgar as empresas do ramo de alimentação do bairro. “Já existiam excelentes estabelecimentos, mas nem os próprios moradores conheciam. Hoje, o bairro é um polo gastronômico da parte alta da cidade e atrai moradores de outros bairros e também turistas”, comemora a analista.