ASN AL Atualização
Compartilhe

Feira Gastronômica do Graciliano comemora sucesso e divulga pratos vencedores

Coxinha de frango (ou camarão) sem massa ficou com primeiro lugar em prato salgado e arroz doce com caramelo levou na categoria doce
Por Débora Muniz
ASN AL Atualização
Compartilhe

A tradicional Feira Gastronômica do Graciliano Ramos, que terminou neste domingo (1º), atraiu centenas de visitantes e movimentou a parte alta de Maceió. Durante o evento, realizado pelo Sebrae Alagoas em parceria com a Associação de Moradores do Residencial Graciliano Ramos (AMGR), também foi realizado um concurso gastronômico, onde os expositores foram desafiados a criar pratos inovadores.

O concurso conta com a parceria do Senac, com o objetivo de incentivar a criatividade e a inovação na culinária local. Os vencedores do concurso receberam premiações como consultorias e cursos oferecidos pelo Sebrae, além de livros especializados em gastronomia fornecidos pelo Senac.

Ao todo, foram 9 participantes e na categoria salgado em primeiro lugar venceu o Big Dog com a coxinha de frango ou camarão sem massa, em segundo lugar World Burguer com o hambúrguer World Carneiro e em terceiro Confeitaria Larynne Suica com a Quiche de Costelinha com Requeijão. Já na categoria prato doce, o primeiro lugar ficou com o restaurante Da Terra Comida Regional com o Arroz Doce e Caramelo Salgado e em segundo o Bolo de Laranja com Creme de Pistache.

Este ano, a feira que foi criada com o objetivo de fomentar a economia local, aconteceu em um novo espaço, na Praça da Bíblia, com a participação de 19 empreendedores locais, selecionados por meio de um edital de credenciamento. Durante os três dias, foi oferecida ao público uma grande variedade de pratos e produtos, com preços acessíveis. Cada expositor escolheu um prato para vender no valor de R$ 20,00.

Com atrações culturais, apresentações artísticas e uma gastronomia diversificada, a Feira Gastronômica do Graciliano Ramos se consolidou mais uma vez, não só para os expositores, mas também para a comunidade local. A analista do Sebrae, Vânia Britto, destacou a importância das capacitações realizadas para os expositores. “Todos os participantes passaram por treinamentos que envolvem boas práticas de higiene, segurança alimentar e atendimento ao cliente. O Sebrae tem se dedicado a garantir que o evento ofereça a melhor experiência possível para os consumidores e que os empreendedores se desenvolvam e fortaleçam seus negócios”, afirmou.

Para muitos empreendedores, a Feira Gastronômica é uma oportunidade única de divulgação e crescimento. Jaqueline de França, dona do Da Terra Comida Regional, participou de todas as edições da feira. “Foi o Sebrae que nos deu a primeira oportunidade de participar de eventos. Desde então, a visibilidade que ganhamos foi imensa, além de nos permitir interagir diretamente com os clientes, algo que é difícil quando estamos mais focados na parte operacional do nosso negócio. Eu não abro mão de participar de cada edição”, contou Jaqueline.

Gustavo Barboza, participou dos cursos preparatórios do Sebrae e está participando do evento pela primeira vez com seu novo empreendimento no ramo de doces. “É desafiador e importante para empreendedores de primeira viagem. Ano passado participei como cliente, este ano como expositor, e quem sabe ano que vem com equipe maior e novos produtos”, afirmou.

A presidente da Associação de Moradores do Graciliano Ramos, Valéria Cavalcanti, ressaltou o impacto positivo do evento para a comunidade local. “A Feira Gastronômica surgiu em 2017 e, desde então, tem sido uma ferramenta crucial para a formalização dos empreendedores locais. Graças à parceria com o Sebrae, conseguimos transformar a parte alta de Maceió em um grande polo gastronômico. Aqui, o público encontra desde o tradicional torresmo até pizzas de sushi. A feira não só movimenta a economia, mas também fortalece o sentimento de comunidade e o empreendedorismo”, afirmou a presidente.

Confira a galeria de fotos do evento clicando aqui.