ASN AL
Compartilhe

Expoagro 2022: Encontro de negócios reúne empreendedores do setor de hotelaria

Pequenas empresas de diversos segmentos apresentaram seus produtos e serviços a representantes de hotéis, pousadas restaurantes
Por Fábio Costa - Savannah Comunicação
ASN AL
Compartilhe

Empreendedores de pequenos negócios alagoanos de vários segmentos econômicos tiveram, nesta terça-feira (26), a oportunidade de apresentarem seus produtos e serviços a representantes de hotéis, pousadas e restaurantes de Alagoas, na Rodada de Negócios promovida pelo Sebrae Alagoas. O objetivo do evento, que ocorreu dentro da programação da 72ª Expoagro, foi facilitar o contato entre os atores da cadeia produtiva e favorecer a concretização de novos negócios.

O evento reuniu empresas de setores como apicultura, cervejaria, laticínios, padaria, artesanato, vestuário, energia solar, passeios turísticos, alimentação e software, que também estão expondo seus produtos no estande do Sebrae na Expoagro.

Como o encontro foi dividido em dois momentos, inicialmente, os ofertantes tiveram a oportunidade de fazer uma pequena apresentação de seus produtos ou serviços. Depois, eles puderam conversar com os representantes dos hotéis, pousadas e restaurantes presentes.

Segundo a analista da Unidade de Competitividade e Desenvolvimento do Sebrae Alagoas, Amanda Pinto, o encontro é uma grande oportunidade para que os expositores ofertem seus produtos e serviços ao setor hoteleiro e possam fechar negócios ou, pelo menos, sair com contatos para uma futura negociação. “Todos saem ganhando, pois são empresas da região, geram renda e fomentam o desenvolvimento da economia. É uma maneira para aproximar esses dois atores da cadeia produtiva, já que essas empresas trabalham com coisas que o segmento hoteleiro precisa”, ressaltou Amanda.

Novos clientes 

Uma das empreendedoras que participaram da Rodada de Negócios foi a ceramista Márcia Oliveira. Antropóloga aposentada e natural de Belo Horizonte, ela conta que, em 2017, se mudou para Maceió e abriu seu ateliê, onde dá aulas e produz peças, inclusive sob encomenda. “Já produzo peças personalizadas para escritórios e algumas lojas e espero ampliar minha carteira de clientes também para hotéis e pousadas. É difícil entrar nesse mercado, por isso a importância desse encontro”, ressalta Márcia.

Segundo a empresária, o Sebrae tem sido um grande parceiro em seu negócio, por meio dos cursos e também das consultorias, que a ajudaram na criação da marca. “Quando se é pequeno, é preciso dominar todas as áreas, e o Sebrae nos dá esse suporte”, destaca.

Do segmento de padarias estava presente a Panificação Confiança, empresa fundada em 1958, no bairro de Ponta Grossa, e que hoje está sendo gerida pela quarta geração da família, contando com duas unidades, uma na Ponta Grossa e outra na Levada. Segundo Valquíria Amorim, responsável pelas vendas externas, o encontro é importante porque pode permitir a ampliação dos clientes. “Esperamos também poder fornecer nossos produtos para esse setor tão importante do Estado”, afirmou.

Valquíria destacou como diferenciais da empresa o atendimento, o expediente de domingo a domingo e as comemorações feitas em datas festivas. Ela também ressaltou que a panificação recebe consultoria do Sebrae para melhorar os negócios.

Também presente, a Cooperativa Pindorama, de Coruripe, apresentou alguns produtos feitos a partir da reciclagem de materiais. É o caso das embalagens confeccionadas com bagaço da cana e utensílios que reaproveitam a casca do coco. Além dos benefícios para a natureza, a reciclagem também se transforma em fonte de renda para dezenas de famílias da região.

  • negócios