A capacidade de interpretar dados estratégicos para serem usados em campanhas de marketing e captação de clientes, associada ao domínio das novas ferramentas de Inteligência Artificial do mercado, é o foco do evento que o Sebrae Alagoas realiza dia 02 de setembro, durante todo o dia, no Hotel Ritz Lagoa da Anta. O workshop Análise de Dados e Inteligência Artificial para Pequenos Negócios vai reunir alguns dos principais nomes da área para discutir o tema.
A programação vai das 8h até às 18h e traz palestras, mesas-redondas e oportunidades de networking entre os empreendedores. São esperados 200 pequenos negócios no evento, a maioria microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP) com ativos, tendência à inovação e atuação em vários setores da economia, como serviços, comércio, indústria e agronegócios.
Às 9h30 será realizada a primeira mesa-redonda, que terá como tema a Análise de Dados. Com mediação do professor Eduardo Setton, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), ela tem cinco palestras com subtemas. Silvia Luz, diretora da Social Good Brasil, vai falar sobre “Fluência em Dados – porque essa habilidade é essencial para os negócios?”.
Pedro Pazzini, diretor e cientista de dados da Geofusion, vai realizar a palestra “Análise de Dados e IA no Geomarketing”; e Lucio Tezotto, diretor da Binds.co, vai falar sobre “Análise de Dados e IA no Monitoramento da Experiência de Clientes”. Por fim, Leandro Almeida, diretor da Wise Intelligence, vai discorrer sobre “IA e Machine Learning para pequenos negócios”, sendo acompanhado por Robson Brandão, da Secretaria Estadual do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, que vai apresentar o case do Portal Alagoas em Dados.
No horário da tarde, a partir das 14h, será a vez da mesa-redonda sobre Inteligência Artificial, com mediação do superintendente do Sebrae, Vinícius Lages. O empreendedor Carlos Wanderlan de Amorim, da Hand Talk, vai falar sobre “Inteligência Artificial como aliada da Acessibilidade”. A empresa alagoana coleciona prêmios no Brasil e no mundo com seu aplicativo que traduz simultaneamente conteúdos em português para a língua brasileira de sinais.
Miguel Maurício Filho, co-fundador e CEO da Fabwork, também compõe a discussão e traz o tema “Inteligência Artificial Conversacional: encante e engaje seu cliente através do diálogo”, enquanto Carlos Lima, CEO da id5, trata sobre “Ferramentas Visuais e a Inteligência Artificial”.
Fechando a segunda mesa-redonda do evento, John Cordeiro, diretor de produto da Weni, conversa com o público sobre “A era da Inteligência Artificial”, acompanhado em seguida por Ana Ribeiro, instrutora de inovação e gestão na Alura, que aborda o tema “Pensamento da cultura data-driven: o guia dos negócios”.
Networking
A programação do evento continua, após as mesas-redondas, com um tempo dedicado ao networking e relacionamento das empresas com os pequenos negócios participantes. Uma forma de aproximar pessoas e empresas e para troca de experiências.
“A mensagem central das palestras é mostrar que a análise de dados e a Inteligência Artificial são acessíveis e valiosas para pequenos negócios, não importa o setor de atuação. Ao adotar essas ferramentas, os participantes podem tomar decisões com mais informação, atender melhor às necessidades dos clientes e se destacar em seus mercados, mesmo que os recursos sejam limitados”, afirma Júlio Enders, trainee de Gestão Estratégica do Sebrae Alagoas.
“Espera-se que os participantes do evento saiam motivados, informados e confiantes sobre o potencial da análise de dados e da Inteligência Artificial em seus pequenos negócios. Eles devem se sentir encorajados a explorar essas ferramentas de maneira gradual e perceber que mesmo com desafios, a adoção da tecnologia é possível e vantajosa”, completa.
Os interessados em participar do evento podem se inscrever clicando aqui. A adesão é gratuita, mas as vagas são limitadas