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Estudantes da rede pública apresentam projetos de empreendedorismo durante evento do Sebrae

Alunos do ensino médio de Penedo, Batalha e Marechal Deodoro apresentaram pitches de projetos no Realiza, numa parceria com a Seduc
Por João Paulo Macena - Savannah Comunicação
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O Sebrae Alagoas e a Secretaria de Estado da Educação de Alagoas (Seduc/AL) promoveram o evento ‘Realiza – Soluções para inspirar e despertar o empreendedorismo em você’, realizado em três municípios do estado. O primeiro a receber o ‘Realiza’ foi Penedo, no dia 12 de dezembro, no ginásio da Escola Estadual Ernani Mero. Já no dia 13, foi a vez do município de Batalha, na Escola Estadual Maria de Lourdes Santos. O último momento dessa ação ocorreu em Marechal Deodoro, no prédio da Casa de Câmara e Cadeia, no dia 14.

No ‘Realiza’, foram feitos pitches dos projetos desenvolvidos por estudantes de ensino médio e grêmios estudantis em suas comunidades, por meio do apoio de parceiros públicos e privados. Essas ações foram articuladas durante o ano de 2022 com base na trilha de conhecimento construída pelo Sebrae e a Seduc/AL. As equipes passaram por uma rodada de perguntas sobre as ideias após os pitches.

Em Penedo 

Na cidade de Penedo, participaram 4 equipes. Estudantes da turma ‘Movimento de Inovação para o Trabalho’ criaram o projeto de capacitação sobre empreendedorismo e meio digital para jovens do município de Porto Real do Colégio, visando diminuir o alto índice de desemprego e de jovens sem fonte de renda na região.

A equipe ‘F.J. Empathy’ propôs uma gameficação socioambiental, de um jogo que pode gerar benefícios, que incentiva na comunidade boas práticas de cuidado ao meio ambiente como coleta de lixo, assistência aos animais de rua e limpeza do rio.

Já a equipe ‘Cine Conexão’ sugeriu a criação de um cinema drive-in para tornar os filmes e a cultura mais acessíveis. A proposta também envolve o incentivo aos pequenos negócios, uma vez que poderão abrir o espaço para comercialização de alimentos e bebidas.

Por fim, a equipe ‘Poste Ecológico’ desenvolveu um projeto que visa melhorar a sinalização de Penedo através de postes e semáforos construídos com materiais recicláveis.

O analista da Agência Integrada de Atendimento do Sebrae em Penedo, Antônio Carlos Pires destacou a importância desse momento de culminância após a trilha. “Esse foi um processo muito importante na vida desses estudantes. A transformação é nítida e percebemos o início do ‘empreendedorismo percorrendo o sangue’ desses jovens quando vão em busca de oportunidades de mudar de vida, ganhar dinheiro, aproveitando as vocações econômicas de suas localidades. É muito gratificante vê-los nessa reta final apresentando pitches de inovação, sustentabilidade e demais temas abordados”, destaca Antônio Carlos.

Em Batalha 

Outro projeto apresentado foi a ‘Horta Comunitária’, dos estudantes de Batalha. Eles consideraram a problemática da merenda escolar com baixo valor nutritivo, mas que uma horta comunitária pode produzir alimento orgânicos, proporcionando alimentos necessários de forma acessível.

O projeto Edu-finance desenvolveu o tema educação financeira no ensino médio, disponibilizando conhecimento sobre as noções básicas para lidar com o dinheiro. A ideia é fazer isso por meio de game, que tem o objetivo desenvolver uma geração mais consciente em relação a sua própria vida financeira.

Em Batalha, os estudantes também apresentaram o projeto VEAFE, que valoriza a arte nas escolas para fins educacionais. Outro projeto é a ‘Galeria Popular’, que tem como objetivo apoiar e incentivar os artesãos com local para comercializarem suas obras e bordados, um espaço estruturado para expor e vender aos turistas.

O projeto Inovart foi o último a ser apresentado. O objetivo é a realização de evento para venda, leitura, além de diversos programas educacionais para arrecadar dinheiro para a biblioteca da escola, desenvolver mais livros próprios e impulsionar outras artes.

Em Marechal 

A partir das danças tradicionais, como coco de roda e bumba meu boi, a equipe criou um projeto para realizar ensaios, oficinas e apresentações abertas próximo a restaurantes, pontos turísticos, hotéis e demais espaços com maior circulação de pessoas, fortalecendo a cultura e a imagem das empresas, como atrativos para esses locais.

Outro projeto foi o ‘Nem no mundo existo’, do grupo ‘Existência em construção’. O projeto visa viabilizar a emissão de documentos civis para as pessoas que não os têm. Outro projeto foi o ‘Robotot’, da equipe ‘Ania Tech’. Este dispositivo móvel para recargas de baterias com entradas de tomada tradicional e USB movido a energia solar e que pode ser usado em catamarãs, jangadas, nas áreas de piscina e praia.

Por fim, o projeto ‘Titara + Sustentável’, que tem o slogan de ‘preservar a natureza é a chave para manter o equilíbrio ambiental’, e reuniu mais de uma equipe. Algumas delas buscaram resolver problemas do território como insegurança alimentar, a desnutrição e falta de água, por meio da implantação de hortas, pomares, reutilização da água da chuva e criação da farmácia viva na escola.

Uma das estudantes participantes foi Emilly Denise, da Escola Estadual José Correia da Silva Titara. “As oficinas foram muito motivadoras, inspiradoras, incríveis. Ficamos muito confiantes a partir disso. Elas nos deixaram com bastante expectativa com coisas boas para o nosso futuro. Podemos até passar isso para os nossos pais. Foi muito bom apresentar essa ideia aqui. Foi uma apresentação muito legal. Tenho certeza que no futuro poderemos pôr o projeto em prática e contar histórias”, afirmou.

A trainee da Unidade de Competitividade e Desenvolvimento do Sebrae Alagoas, Maysa Damasceno, lembra que muitos dos estudantes que apresentaram pitches, não tinham ideia do que era empreendedorismo, no início do ano, e após passarem pela trilha de conhecimento, já começaram a aplicar o aprendizado. “Eles aprenderam não só o conceito geral, mas como montar planos de negócio, pensar em inovação, apresentar a ideia, buscar parceiros e, principalmente, que eles podem ser agentes de transformação da própria história e do local que vivem. No final de tudo, realizar esses eventos de culminância serve para levar adiante os projetos desenhados, continuar investindo nesses jovens e incentivar a participação de outros nos próximos anos”, ressaltou Maysa.

  • realiza