Acessibilidade tem sido um tema cada vez mais discutido e a necessidade de criar soluções para a socialização de crianças e adolescentes no meio escolar virou um protótipo de aplicativo, o Callíope, idealizado pelas estudantes do Colégio Marista de Maceió, com apoio do Sebrae de Alagoas. Formada por Ariana Sposito, Ana Clara Lopes, Luísa Lins, Júlia Silveira e Alice Rocha, e coordenado por Amanda Lopes, a equipe foi uma das escolhidas para representar Alagoas no Desafio Liga Jovem que acontece durante o Bossa Summit 2023, o maior evento de startups do Brasil que acontece esta semana em São Paulo. Elas chegaram à fase final da disputa, depois de passar pela semifinal na noite dessa quarta-feira, 22. o grupo está no Top 20 do Desafio Liga Jovem.
Elas concorreram com outros 1.200 grupos de estudantes secundaristas de escolas públicas e privadas de todas as partes do Brasil e foram selecionadas entre as 100 equipes que viajaram para o evento nacional, em São Paulo. As alunas levaram na bagagem propostas tecnológicas de soluções para problemas detectados no ambiente escolar ou em suas comunidades.
Além de identificar o grupo, Callíope também é o nome do aplicativo. Elas identificaram, entre os alunos do ensino fundamental e pré-escola com Transtorno do Espectro Autista do Colégio Marista, que eles apresentavam dificuldade na acessibilidade e socialização, e, por outro lado, tinham interesse por tecnologia. O aplicativo usa a Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) para ajudar esses alunos a conseguir maior interação com as outras crianças, ampliando o desenvolvimento e a socialização.
Das 20 equipes que passaram para a final, seis delas serão escolhidas para uma imersão num Centro de Inovação em Madri, na Espanha, com tudo custeado pelo Sebrae. “A banca de avaliação acontece amanhã, dia 24. As representantes de Alagoas já são vitoriosas por passarem para a final, diante de tantas ideias para diversas questões relevantes que foram apresentadas neste evento. Estamos torcendo para que elas possam ir para Madri”, afirma a gestora do Programa de Educação Empreendedora do Sebrae de Alagoas, Sílvia Chamusca, que acompanha as estudantes alagoanas no evento.