ASN AL
Compartilhe

Empresária relata desafios na gestão de rede de lanchonetes durante palestra no Espaço Sebrae

Isabela Careca contou sua trajetória no empreendedorismo ao lado do marido
Por Fábio Costa - Savannah Comunicação
ASN AL
Compartilhe

De biomédica a gestora de uma rede de lanchonetes. Essa foi a experiência relatada pela empresária Isabela Careca durante palestra realizada, nesta quinta-feira (18), no Espaço Sebrae durante o Trakto Show, que está acontecendo até sábado no Centro de Convenções de Maceió, em Jaraguá. Com o tema “A cereja do Careca”, Isabela contou sua trajetória desde que decidiu abandonar sua área de formação e enfrentar o desafio de empreender no ramo alimentício junto com o marido.

A empresária relatou que havia concluído o curso de Biomedicina, mas estava insatisfeita. Foi então que ela e o então noivo decidiram abrir uma lanchonete, apesar de ela não entender nada desse ramo. Para isso, venderam uma motocicleta e investiram no negócio. O empreendimento prosperou, e hoje o Sanduba do Careca está com lojas em todo o Brasil. Ela explicou que o sucesso pode ser medido pela produção de maionese para os sanduíches: “no início, eram apenas seis litros por mês; hoje são 9 toneladas”, diz ela com orgulho.

Para o sucesso do negócio, Isabela e Thiago Careca contaram com um grande apoio: a parceria do Sebrae Alagoas. “Participei de todas as capacitações e segui todas as orientações dos técnicos do Sebrae, e isso foi fundamental”, diz ela.

Isabela destaca que é necessário persistência para empreender. “Não se pode simplesmente ficar insistindo nas mesmas coisas, mas fazer algo diferente”. Para ela, gestão não se resume a ferramentas e métodos, mas à prática diária.

A empresária destacou algumas atitudes que considera fundamentais para o sucesso do empreendimento, como saber ouvir a equipe, implementar melhorias constantes, fazer a diferença no ambiente, conduzir adequadamente a equipe, além de ser resiliente na hora de tomar decisões.

Como o Grupo Careca é uma empresa comandada por um casal, Isabela também deu algumas dicas para que o empreendimento tenha sucesso. “É preciso que o casal esteja sempre trocando ideias, separe as atribuições de cada um na empresa, esteja sempre buscando conhecimento para inovar, mas também não se esqueça de reservar um tempo para namorar e fazer atividades típicas de um casal”.

  • gestão
  • palestra
  • Trakto