Soluções inovadoras, sustentabilidade e robótica foram alguns dos temas apresentados pelos alunos da Escola Conceição Lyra, em São Miguel dos Campos, na feira do programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP). A culminância do projeto ocorreu nesta quarta-feira (6), quando estudantes do 1º ao 9º ano demonstraram, na prática, o que aprenderam, exibindo brinquedos feitos de materiais reciclados e ideias sustentáveis, como a proposta de cobrir a quadra da escola com um telhado produzido a partir do bagaço da cana-de-açúcar.
A diretora de Administração e Finanças do Sebrae Alagoas, Juliana Almeida, esteve presente no evento e destacou a importância de projetos como o JEPP para o ambiente escolar. “Essa parceria que nós fizemos foi muito importante. Chegar aqui hoje e ver o resultado do projeto, o quanto os alunos evoluíram e o impacto proporcionado, não só em relação ao empreendedorismo, mas em soluções e inovações, foi muito bonito. É uma abordagem ampla e, o mais importante, voltada para a comunidade de São Miguel dos Campos”, ressaltou.
O programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos, desenvolvido pelo Sebrae, busca tornar a educação empreendedora acessível aos profissionais de Educação, promovendo o desenvolvimento de competências empreendedoras e socioemocionais nos alunos. No JEPP, os professores são capacitados pelo Sebrae e, ao final, realizam a feira para apresentar os resultados. Na Escola Conceição Lyra, o trabalho foi conduzido pela consultora Adriana Alona.
“Foi um desafio inicial para os professores, pois era uma metodologia nova para a escola. Durante a capacitação, trabalhamos temas que complementam o empreendedorismo, como inovação, cooperação, ética, cidadania e sustentabilidade, que é a base do JEPP. Os alunos participaram com entusiasmo e hoje vemos crianças felizes, vendendo seus produtos e orgulhosas por apresentarem o que aprenderam ao longo desses meses”, contou Adriana Alona.
Ariel Levi, estudante do 9º ano, participou do grupo que propôs uma inovação para a biblioteca da escola. “O JEPP foi de fundamental importância para nós nesse momento de aprendizagem, nos ajudou bastante para conseguirmos entender nossa vida atual e organizar caso queiramos iniciar um empreendimento futuramente. Aprendemos como estruturar um projeto, por exemplo, através do modelo Canvas”, explicou o aluno.
A diretora da Escola Conceição Lyra, Betânia Leite, também celebrou o impacto do projeto. “É emocionante ver o resultado nas oficinas, o brilho nos olhos das crianças. Isso vai marcar a vida delas para sempre. Quando pensamos na importância desses projetos, percebemos o valor da sustentabilidade nas ideias que as crianças trouxeram. Sou grata pela parceria com o Sebrae e espero que venham outras edições”, afirmou.
O Sebrae tem desenvolvido o programa de Educação Empreendedora há dez anos, e o JEPP foi a primeira metodologia voltada para alunos do 1º ao 9º ano. “Nosso objetivo é despertar nos alunos um comportamento empreendedor e incentivar o planejamento através de planos de negócios. A cada ano, abordamos um tema orientador para que eles desenvolvam seus projetos, enxergando novas oportunidades”, explicou a gestora do programa em Alagoas, Silvia Chamusca.