ASN AL
Compartilhe

Domício Arruda Silva toma posse na presidência da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando

Presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae Alagoas é o primeiro criador nordestino a comandar a entidade agro
Por Kelmenn Freitas - Partners Comunicação*
ASN AL
Compartilhe

O presidente do Conselho Deliberativo Estadual (CDE) do Sebrae Alagoas, Domício Arruda Silva, tomou posse na última quinta-feira (02) no comando da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, em Uberaba (MG). Ele é o primeiro criador nordestino a presidir a entidade e a sua posse no cargo de presidente foi marcada pela presença de diversas lideranças do setor e também do meio político, além de criadores e empresas do agronegócio.

Domício Arruda Silva destacou os novos projetos para o avanço da raça Girolando no país e no mercado mundial. Fomentar, desenvolver e consolidar o rebanho no país, visando dar sustentabilidade à pecuária leiteira, será a missão da nova diretoria, segundo ele.

“Vamos trabalhar para ampliar o banco de dados genômicos, o que nos permitirá gerar avaliações e índices para um número cada vez maior de características. É importante destacar que esses investimentos trarão bons resultados e ganhos genéticos não só para os selecionadores da raça, mas também darão uma importante contribuição para toda a pecuária leiteira nacional, já que o Girolando responde por 80% do leite produzido no Brasil. Vamos nos empenhar para que todos os produtores, sobretudo os pequenos, tenham acesso a essa genética”, disse.

Outro projeto será a Certificação Internacional da raça, que permitirá à entidade certificar a qualidade de rebanhos Girolando de outros países. Dados da Embrapa Gado de Leite mostram que os investimentos feitos em melhoramento genético estão colocando a raça na liderança da produção sustentável de leite. Nos últimos 18 anos, houve um aumento de 60% na produção das vacas Girolando enquanto as emissões de metano reduziram 40%.

“A raça Girolando, representada pela entidade, é responsável por 80% do leite produzido no Brasil e é a única raça leiteira brasileira”, destaca o superintendente do Sebrae Alagoas, Vinícius Lages, presente ao evento de posse. Ele lembra ainda que esse desempenho só é possível graças ao contínuo melhoramento genético e melhoria da gestão do rebanho, manejo e nutrição, análise que é reforçada pelo ex-presidente Odilon Barbosa Filho, que passou o cargo para Domício Arruda Silva.

“Publicamos avaliações genéticas/genômicas para 15 novas características e outras 16 características avaliadas genomicamente serão entregues agora em 2023. A associação ainda vai custear a genotipagem e controle leiteiro de sete mil vacas, filhas de touros Girolando. Todos esses investimentos trarão mais confiabilidade ao Programa de Melhoramento Genético da Raça Girolando, refletindo no campo, com animais extremamente produtivos e eficientes”, disse ele.

O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Alagoas (Faeal), Álvaro Almeida, deseja sucesso a Domício Silva por esta nova missão na sua vida. “Tenho certeza que pela sua competência saem ganhando os produtores de leite do Brasil. Com sua posse nesta importante associação, todos nós que compomos o agronegócio de Alagoas estamos honrados”, destaca.

Nova direção

A nova diretoria da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando comandará a entidade durante o triênio 2023/2025. Além de Domício Arruda Silva na presidência, os membros são: vice-presidente Luiz Fernando Reis e diretores Marcos Amaral Teixeira, Rubens Balieiro de Souza, José Antônio da Silva Clemente, Luiz Cláudio Bastos de Moura, Alexandre Lopes Lacerda, José Renato Chiari, Tatiane Almeida Drummond Tetzner e Marcelo Renck Real.

* Com informações da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando.