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Descontos e criatividade são estratégias para aumentar vendas na reta final de Páscoa

Empreendedores alagoanos apostam na criação de kits e combos com produtos de chocolate dos mais diversos sabores
Por Kelmenn Freitas
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Faltando poucos dias para o Domingo de Páscoa, os pequenos negócios que ainda têm estoque de produtos para escoar precisam adotar algumas estratégias para não ter prejuízos, principalmente com as mercadorias mais temáticas, como os tradicionais ovos de chocolate. Nessa reta final de vendas, vale recorrer a todo tipo de plano para conquistar o consumidor, em especial os “esquecidos”, aqueles que deixam tudo para a última hora e ainda não compraram os produtos ligados à data.

“A ideia é usar a criatividade e inovar. É importante estimular o cliente com sugestões e alternativas. Margens com desconto para compras à vista ou para compras em combo, facilidade de entrega e diversas opções de pagamento auxiliam na escolha do seu produto frente à concorrência”, destaca Vania Britto, analista de Relacionamento do Sebrae Alagoas.

“Inovar também é uma opção. Se você tem um produto que não é propício para a Páscoa, transforme-o e apresente uma nova possibilidade. Tenho uma cliente que vende açaí e criou um ovo de páscoa de açaí. A regra é usar a criatividade, boas práticas e ingredientes de primeira”, completa.

A Café Jardim criou várias opções de ovos de Páscoa para agradar a clientela, entre eles o Ovo Oreo (casca de biscoito oreo super crocante, coberto com camadas de brigadeiro de oreo e finalizado também com Oreo), o Ovo Café Duo Bombom (casca de chocolate 50%, coberto com camadas de brigadeiro e doce de leite e um leve toque de café), o Ovo Ninho com Nutella (casca de chocolate branco com deliciosas camadas de Ninho e Nutella) e o Ovo Dupla Perfeita (casca de chocolate 50%, granulada e camadas de brigadeiro com caramelo salgado).

A cafeteria também criou as caixinhas em forma de ovos (caixinhas recheadas internamente com coelhinhos de chocolate ao leite) e as caixinhas da felicidade (duas escolhas de caixinha lindas e sofisticadas, cheias de chocolate ao leite).

A Doce Maria também não poupou criatividade na hora de produzir ovos de chocolate. Ninho com Morango, Explosão de Oreo, Chocolatudo de Morango, Brigadeiro Cremoso, Ninho com Nutella, Sensação de Maracujá e Casadinha Dupla são algumas das versões criadas pela empresa.

Mas não são só as docerias que investem no tema de Páscoa nessa época do ano. A Novo Mundo Pizzas (@novomundopizzas), por exemplo, sempre cria uma de sabor exótico a cada ano. “Com relação à Páscoa, todo ano criamos um sabor especial apenas para a data. Esse ano será a pizza de Chokito”, diz a empresária Juliana Almeida.

“Aos compradores desse sabor, nós enviamos um voucher, tipo um bilhete premiado, com um desconto surpresa para o próximo pedido. E ainda sortearemos dois prêmios para as encomendas feitas até o próximo domingo”, conta.

No período que antecedeu a chegada da Páscoa, o Sebrae Alagoas desenvolveu algumas ações para os empreendedores, principalmente com foco no uso das redes sociais, para engajar a clientela. Investir no marketing digital é uma estratégia acertada que garante visibilidade, engajamento e, consequentemente, mais vendas.

“Criamos recentemente um calendário de datas comemorativas. Utilizando essas ocasiões especiais, os empresários podem impulsionar as vendas nos seus empreendimentos, seja restaurante, lanchonete, buffet ou até no delivery. Além de ajudar na hora de planejar e criar conteúdos, as datas comemorativas estimulam o engajamento dos clientes e seguidores em todos os canais de divulgação do negócio. São insumos para o chamado marketing sazonal, que é um apanhado de estratégias para ajudar sua marca a gerar resultados ao longo de todo o ano”, revela Vania Britto.

Dicas

Ainda dá tempo de pensar em algumas iniciativas que podem ajudar a aumentar as vendas neste período que é considerado uma das mais importantes para as empresas desse segmento. Pensando nisso, o Sebrae preparou algumas dicas, confira o nosso resumo:

Conheça bem seus clientes

É importante saber quem é seu público-alvo, como você deseja atingi-lo e entender as suas preferências. Para isso, é fundamental ouvir constantemente as expectativas do seu cliente. Abra canais para que o seu consumidor possa conversar diretamente com você. Realize consultas, entrevistas ou pesquisas de modo a antecipar novas tendências.

Foco na qualidade

Sabe aquela máxima do boca a boca? Então fique atento à qualidade do seu produto, pois ele te ajudará a crescer e a conquistar mais clientes. Trabalhar com chocolate não é para iniciantes, então é preciso ter atenção aos processos de fabricação.

Divulgação

Se possível, faça boas fotos para o cliente começar a comer o chocolate com os olhos, destacando a qualidade dos produtos. Não deixe de investir nas redes sociais.