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Pequenos negócios investem na criatividade para aquecer vendas no período de Páscoa

Empreendedoras apostam em inovações e na experiência do cliente para garantir aumento de encomendas
Por Kelmenn Freitas
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Falta pouco mais de duas semanas para a Páscoa e os pequenos negócios que têm o chocolate entre seus principais produtos e matéria-prima correm para dar conta dos pedidos. Maíra Normande, chef da Moa Cozinha Natural, é uma das empreendedoras que vê a demanda triplicar nessa época do ano, ainda mais por conta do diferencial do seu negócio.

Ela trabalha com doces inclusivos, sem glúten, sem lactose e com opções zero açúcar, que atendem a diversos públicos, principalmente veganos e pessoas com restrições alimentares. “Eu me preparo com antecedência para a Páscoa, comprando insumos bem específicos, que não encontro facilmente em Maceió. Também fiz testes de novas receitas, elaboração de cardápio, precificação e fotos de novos produtos para divulgação nas redes sociais”, revela.

“Essa semana iniciei a produção das cascas dos ovos e trufas, além dos recheios que utilizo, para iniciar a montagem de produtos cada vez mais criativos. Um outro ponto de atenção é o desenvolvimento das embalagens, para chamar a atenção dos clientes. Todos os meus produtos podem ser congelados. Como trabalho sozinha, então eu faço com antecedência, assim consigo atender à pronta entrega, tanto as encomendas pelo WhatsApp como as vendas feitas através do iFood”, completa.

Foi durante a pandemia, em 2020, que ela deu o start no seu negócio, produzindo doces e pães veganos e sem glúten, na cozinha de casa, atendendo com delivery. “Há um ano estou em um ponto comercial, uma cozinha de produção, e continuo atendendo apenas com delivery e retiradas, sem atendimento ao público no local. Trabalho tanto com produtos para o dia a dia, como bolos e pães, como também tortas para festas e datas especiais, além de doces e salgados para buffets em eventos”, destaca.

Maíra iniciou uma consultoria do Sebrae Alagoas para aumentar a receita da empresa, coincidindo com as novas oportunidades que a chegada do período de Páscoa traz. “Recebi orientações sobre como abordar clientes para extrair mais valor, estabelecer metas de vendas e como investir mais em marketing digital. Então é algo que estou colocando em prática, mas que já me fez pensar e agir de forma diferente”, revela.

Biscoitos

Quem também está aproveitando a fase é Ana Clair, da empresa Clair Biscoitos, cuja especialidade é a produção de sequilhos amanteigados e personalizados. Nessa época do ano, ela se dedica a fabricar biscoitos em formatos que remetem à Páscoa. apostando no sabor, mas também na criatividade.

“Eu planejo minha campanha de Páscoa com uns 40 dias de antecedência. Como trabalho sozinha, essa época do ano representa um momento de muita demanda, então resolvi buscas uma pessoa para trabalhar comigo. Mas, geralmente, eu produzo os pedidos no dia anterior, pois se houver alguma urgência eu consigo atender sem preocupação”, conta. “Trabalho com biscoito há quase quatro anos e, em julho do ano passado, eu resolvi sair de casa para abrir meu primeiro ateliê”, diz.

Ela revela que está sempre em busca de aprender mais para que o seu negócio possa crescer. “No Sebrae sempre posso contar com muitos cursos. No momento, estou fazendo o Efeito Furacão 2, dentro do programa Sebrae Delas. Mas também já fiz consultoria e fui atendida para tirar dúvidas sobre contabilidade, financeiro e marketing. Para mim, o Sebrae é uma instituição de fundamental importância para o empreendedor”, avalia.

Mercado aquecido

De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab), o consumo de chocolate atingiu 3,6 kg/por pessoa em 2022, contra 3,2 kg em 2021 – um aumento de 10%. A expectativa para a Páscoa de 2024, segundo a entidade, é de continuidade no crescimento das vendas.

A abertura de negócios no setor também foi expressiva, mantendo uma constância nos últimos anos. De acordo com o levantamento realizado pelo Sebrae, com base nos dados do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) da Receita Federal, o Brasil registrou a abertura de uma média de 1,7 mil novas empresas de fabricação de produtos derivados do cacau e de chocolates nos últimos cinco anos e aproximadamente 4,3 mil novas empresas especializadas no comércio varejista de doces, balas, bombons e semelhantes no mesmo período.

Gilson Borges, trainee do Sebrae Alagoas, dá algumas dicas aos empreendedores que ainda planejam aproveitar as vendas de Páscoa. “O Sebrae tem dado orientações sobre planejamento para a data, como por exemplo mensurar a quantidade de matéria-prima para o estoque, com antecedência, para conseguir os melhores preços. No segmento de marketing e vendas, orientamos sobre estratégia de divulgação para chegar no cliente, aumentar vendas e fortalecer o relacionamento, além de informações sobre inovação, para entregar um produto diferenciado e melhorar a experiência dos clientes”, afirma.

Entre as principais dores dos empreendedores nesta época de vendas concentradas, o analista destaca o fato de muitos subestimarem a demanda. “Nem todos se preparam para o número de pedidos que pode alcançar e isso ocorre por diversos motivos. Vários não fazem um planejamento básico sobre as datas comemorativas que temos ao longo do ano e não aproveitam as oportunidades. Esperam passivamente os pedidos chegarem e, com isso, sofrem com a concorrência mais organizada”, alerta.

“Ainda há espaço no mercado, principalmente para quem entende a demanda do cliente e entrega valor em seus produtos. Mas como entregar mais valor? O cliente tem que estar no centro, foco na personificação das embalagens, dos produtos e no atendimento de qualidade. Isso é o básico, mas ainda é diferencial quando comparado à concorrência”, recomenda ele.