ASN AL
Compartilhe

Com o apoio do Sebrae, Mostra Sururu de Cinema Alagoano valoriza produção local

Patrocinador do evento, a instituição busca promover cadeia produtiva do segmento audiovisual
Por João Paulo Macena - Savannah Comunicação
ASN AL
Compartilhe

O Sebrae Alagoas desenvolve projetos e ações para atender aos pequenos negócios criativos do segmento de audiovisual do estado. Uma dessas formas de atuação foi patrocinar a Mostra Sururu de Cinema Alagoano, realizada no período de 1º a 10 de dezembro, que valoriza a produção local. Considerada a principal vitrine do cinema em Alagoas, bem como um espaço para reflexões sobre o setor audiovisual no estado, a 13ª edição em 2022 teve programação em vários pontos do estado, como o Centro Cultural Arte Pajuçara, em Maceió, e também nos municípios de São Sebastião, Arapiraca e Atalaia.

De acordo com a gestora do programa do Sebrae Economia Criativa do Nordeste – Alagoas, Débora Lima, a instituição patrocina a Mostra Sururu, sobretudo, por perceber que essa é uma cadeia produtiva que vem se profissionalizando cada vez mais em Alagoas, gerando muitos negócios.

“Conseguimos enxergar a dimensão da geração de negócios em rede, seja dos negócios criativos, seja dos tradicionais. A realização desse festival, além de dar a visibilidade para as produções alagoanas, é um evento de impacto econômico. O Sebrae acha importante continuar fortalecendo a mostra que é uma mostra já consolidada. É o grande momento do audiovisual alagoano”, afirmou Débora Lima.

Ações do Sebrae

Ainda segundo Débora Lima, o Sebrae seguirá articulando, em 2023, estratégias para alavancar o mercado e a geração de negócios no setor audiovisual alagoano, assim como foi durante o ano de 2022. “Fizemos diversas ações como o edital de patrocínio, contemplando diversos eventos do setor, com uma injeção econômica significativa. Também lançamos o edital de distribuição para sanar uma grande necessidade do setor, que além de receber recursos para a produção, tinha esse gargalo na distribuição. Além disso, fizemos diversas articulações por meio desses editais que apoiam as produções locais”, concluiu a gestora do Sebrae.

A 13ª edição da Mostra Sururu de Cinema Alagoano foi uma realização do Fórum Setorial do Audiovisual Alagoano (FSAL), com a produção da Caranto Media e Filme das Piabas e correalização da Filmes das Piabas, Sambacaitá Produções e OnzeOnzeLab, com o patrocínio do Sebrae Alagoas, Incentivo da Ancine, por meio do Fundo Setorial do Audiovisual, o FSA, junto do BRDE, em parceria com a FMAC – Prefeitura de Maceió, através da política dos Arranjos Regionais. O evento recebeu o apoio cultural do Sesc Alagoas, da Spcine, do Mirante Cineclube, do NEPED e do Restaurante Lua Cheia.

  • Cinema