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Carnaval gera oportunidade de vendas para empreendedores do setor

Primeiro evento pós-isolamento social dá sinais de uma alta demanda reprimida, o que favorece mais negócios
Por Kelmenn Freitas – Partners Comunicação
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O Carnaval deste ano é o primeiro pós-isolamento social provocado pela Covid-19. Após dois anos apenas de “folia indoor”, dentro de casa assistindo as lives dos artistas, é normal que o momento agora seja de ‘se jogar’ geral nos blocos de rua – as prévias do último final de semana, que lotaram a orla de Maceió, ilustram bem essa tendência. E para não deixar passar essa oportunidade de vendas, o Sebrae dá algumas dicas para aqueles que querem empreender ou já têm um negócio voltado para a demanda do Carnaval.

É o caso de quem trabalha com moda, seus acessórios e maquiagem. Customizar a camisa do bloco, recorrer a brincos, pulseiras e tiaras, tudo isso aliado a uma maquiagem carismática ajudam a mover parte da engrenagem econômica do Carnaval. E isso não vale só para as mulheres.

“As pessoas estavam sedentas para voltar a esse clima de carnaval, não só o empresário como os clientes também estavam esperando muito por esse momento. E aí a gente traz uma energia diferenciada para os pontos de venda, traz uma vontade de fazer diferente. A gente percebe isso não só com as mulheres, mas também com os homens”, revela Ana Carolina Ávila, analista de Relacionamento Empresarial do Sebrae Alagoas.

“Temos clientes que trabalham com moda masculina que estão trazendo um conceito diferenciado, um estilo bem diferente, até com o tamanho de bermuda, tipo de camisa e acessórios também para os homens. Esse universo não pertence só às mulheres. Eu percebi agora, por exemplo, no último final de semana com a saída dos blocos, que as pessoas não vão mais pra rua com o abadá normal. As pessoas vão com ele customizado, com plumas, muito brilho e acessórios”, completa Ana Carolina.

A criatividade é o pano de fundo para o negócio dar certo nesse momento. O empreendedor precisa estar atento à necessidade do cliente. Muitas vezes, chega com ‘mil ideias na cabeça’, mas não sabe ao certo como fazer para viabilizar o estilo do abadá ou até mesmo uma fantasia de Carnaval mais produzida, recorrendo à imitação de personagens, por exemplo.

“É tudo muito criativo. E nossos clientes foram preparados para isso, para trazer criatividade, inovação e tendências para os consumidores nesse período carnavalesco. Tive a oportunidade de visitar uma loja no final de semana e lá tem várias costureiras trabalhando só com a customização de abadás. Inclusive, tem uma cliente nossa trabalhando com acessórios que me mostrou todas as novidades, quais são as cores que combinam com o quê”, diz Ana Carolina Ávila.

Desafio

Este é o primeiro Carnaval de volta às ruas em que a empresária Camila de Omena, da Onix Bijoux, encara as vendas na sua loja de acessórios para bijuteria. Ela abriu o negócio pós-Carnaval em 2019 e já no ano seguinte viu as vendas serem concentradas no modelo delivery, por causa da pandemia.

“Mesmo sem carnaval de rua, as pessoas se arrumavam para aproveitar as lives dentro de casa. Então, esse é o nosso primeiro Carnaval de volta aos blocos e estamos com boa expectativa para esse ano. Desde janeiro que as nossas vendas já têm tido um crescimento, mas na primeira semana de fevereiro, já teve um aumento muito bom. As pessoas estão se organizando para os blocos e as prévias”, diz a empresária.

“O Carnaval é uma data importantíssima para nós artesãos, para o nosso segmento, porque as pessoas buscam personalizar seus abadás, suas roupas, e isso demanda peças e acessórios para serem confeccionados, não só para as mulheres mas também para os homens. É um segmento super atuante nesse período”, destaca Camila.

Na seara das roupas, a Lane Correia, da empresa Dona Maria, também é só comemoração com a chegada do mês de fevereiro. “Pra mim, está sendo algo muito esperado, creio que para todos nós. Uma época de muita folia e alegria em rever amigos e familiares nos bloquinhos, sempre fantasiados e animados nessa época tão colorida que é o Carnaval”, diz. “E para reencontrar todo mundo, vale então investir numa roupa legal, bem original. Por isso, esse momento é uma oportunidade especial: estar arrumado, bem-vestido, para rever as pessoas numa festa que é só alegria”, sugere.

Ela vende on-line por meio das redes sociais, onde fez um editorial referente ao tema de Carnaval. E ainda, gera conteúdo no seu perfil, a partir das dicas, cursos e mentorias que participou no Sebrae, aproveitando ao máximo as capacitações oferecidas o ano inteiro pela Instituição. “Estou dando apoio no que for preciso para meus clientes, e para esquentar essa época de folia também fiz vários adereços, customizei peças e fiz muitas promoções”, revela.

A dica de Ana Maria Elias da Silva, maquiadora profissional com 26 anos de profissão, é pesquisar as tendências no maior repositório de comportamento hoje: o Instagram. Segundo ela, a rede social é ótima para identificar o que deve fazer sucesso num determinado período de festas – e com o Carnaval não seria diferente.

“Minhas clientes vêm atrás das tendências. E elas sempre mudam a cada ano. Nós nos inspiramos no que está acontecendo no Instagram para reproduzir nas nossas clientes, até porque elas vão atrás das influenciadoras, principalmente. E aí elas pedem para eu fazer e olho tudo o que está acontecendo na rede, o que está na moda. O segredo é oferecer aos clientes o que eles esperam. E hoje tenho tanta demanda para maquiagem de Carnaval que não consigo dar conta da agenda”, comemora.