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Micro e pequenas empresas devem aproveitar o Verão e o Carnaval para lucrarem mais

Especialista dá dicas que favorecem o bom funcionamento do negócio neste período
Por João Paulo Macena e Myrna Pessoa
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Um novo ano se inicia e já exige das micro e pequenas empresas um planejamento focado para vender mais durante o Verão e o Carnaval, época tradicionalmente favorável aos negócios, sobretudo, após dois anos distantes dos tradicionais blocos carnavalescos e passeios turísticos, em função das restrições da Pandemia. Diante desse contexto, o Sebrae Alagoas traz algumas dicas para que os empreendedores se diferenciem no mercado.

Segundo O ranking da Decolar, a capital Maceió está entre os destinos nordestinos mais procurados para hospedagem nas férias de janeiro de 2023. E desponta em segunda posição entre os destinos nacionais, ficando atrás apenas do Rio de Janeiro (RJ).

Com uma parcela significativa da população vacinada contra a Covid-19, o Verão e o Carnaval 2023 prometem ser ótimas oportunidades para as empresas de setores como bares e restaurantes, e do turismo em Alagoas. Isso porque o estudo “Turismo – 2023” da Hibou, empresa de pesquisa e insights de mercado e consumo, identificou que os brasileiros, quando selecionam suas viagens nacionais, prezam por gastronomia (63%), em primeiro lugar. Mas também, apreciam locais históricos (58%), passeios personalizados (47%) e parques (40%) durante a viagem, seguido pelas compras (32%).

Por tudo isso, o gerente de Relacionamento Empresarial do Sebrae Alagoas, Marcos Alencar, recomenda que as micro e pequenas empresas desses segmentos prestem atenção a aspectos como:

– O empreendimento precisa investir em marketing. A sinalização e toda comunicação do negócio devem ser assertivas e focadas nos temas Verão e Carnaval;

– A equipe deve estar bem qualificada. Atendimento é um ponto de atração de qualquer empresa, que fideliza clientes e aumenta as vendas;

– A capacidade do hotel, restaurante ou do atrativo turístico precisa ser bem dimensionada. Devem-se evitar frustrações, inconvenientes e mesmo intercorrências durante a experiência do cliente;

– É preciso haver um planejamento junto aos fornecedores. Mantenha um bom relacionamento e planeje alternativas de possíveis fornecedores para o seu negócio. Com o aumento do fluxo de clientes, é necessário garantir a logística de funcionamento e a satisfação do público;

– Ajuste o seu gerenciamento de estoque e fluxo de caixa. Deixar de atender o cliente por falta de planejamento não vai contribuir para a imagem favorável da empresa. Uma boa organização também reflete nas vendas.

Marcos Alencar ainda reforça que as empresas devem aproveitar esse período para pensar em estratégias inovadoras, criativas, descobrindo novas possibilidades para atrair clientes, criando produtos e serviços que atendam às necessidades de seus públicos.

“Os interessados podem ligar no 0800 570 0800 e agendar consultorias, com duração de 60 minutos, sobre planejamento, gestão financeira, marketing digital, contabilidade, dentre outros temas. Para quem tem CNPJ, o Sebrae subsidia em 70% o valor total da consultoria”, conclui o gerente de Relacionamento do Sebrae Alagoas.

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