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“O Futuro do Varejo” aborda tendências e consumidor 5.0 para empresas do Centro de Maceió

Participantes acompanharam palestras sobre tendências no varejo, vendas 5.0 e layout e vitrine de lojas
Por João Paulo Macena - Savannah Comunicação
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Trazendo reflexões sobre algumas das principais perspectivas para o futuro do setor varejista para os próximos anos, o evento ‘O Futuro do Varejo’, realizado pelo Sebrae Alagoas, na última quinta-feira (02), ocorreu no prédio da Aliança Comercial. Para isso, foram reunidos diversos lojistas, vendedores, gerentes e empresários dos empreendimentos localizados no Centro de Maceió.

O evento foi aberto com a palestra ‘Tendências para o Varejo’ apresentada pela sócia-fundadora da Agência Mescla, Renata Mendonça, que também é designer de futuros. Ela abordou tendências como a ‘experiência na loja’, que deve oferecer mais praticidade e comodidade nas lojas, além de ofertar também experiências e entretenimento nesses pontos de venda.

Renata Mendonça também ressaltou algumas experiências híbridas, com a utilização de realidade aumentada, pagamentos facilitados e comércio em vídeo, dando algumas dicas de como uma empresa do varejo pode começar a implantar tendências de acordo com a realidade local.

“O futuro é sobre pessoas. Ele é construído hoje e agora. Para construí-lo, devemos procurar entender quem sou eu, o que é a minha empresa e como ela está hoje. É importante saber se ela está bem formada de pessoas, se tem bons processos de gestão, se o atendimento é bom. Outra coisa é analisar os pontos de melhorias. A partir de toda essa reflexão, podemos começar a pensar como será o futuro do meu negócio”, afirma Renata.

Na sequência, o palestrante, instrutor e consultor de empresa credenciada ao Sebrae Alagoas, Alexsandro Geraldo, que também é especialista em estratégia, engenharia de negócios, marketing, negociação e vendas da Akademia do Varejo, fez um breve histórico sobre os tipos de consumidores.

Ele ressaltou algumas características do consumidor 1.0, que comprava apenas em lojas físicas, tinha poucas informações sobre os produtos e focava apenas na utilidade deles. Segundo o especialista, já o perfil de cliente 5.0, é de uma pessoa que compra muito pela internet, usuário ativo nas redes sociais, ou seja, produz e consome muito conteúdo on-line.

Segundo Alexsandro Geraldo, a existência de novos perfis não anula a existência de clientes com características anteriores, fator que faz com que as empresas ainda valorizem seus pontos físicos. “As pessoas estão cada vez mais acessando as redes sociais para conhecer mais sobre produtos e serviços. Elas não olham direito para a vitrine física, porque a principal vitrine é o smartphone. Mesmo assim, a loja física para esses consumidores 5.0 é uma forma de atrair novos clientes, pegar informações deles e fazer com que eles interajam com o produto na loja”, pontua.

Por fim, a arquiteta e consultora de empresa de moda e arquitetura credenciada  ao Sebrae Alagoas, Daniela da Fonseca, abordou o tema ‘Do Layout à Vitrine: a importância de um projeto’. Ela lembrou que o empresário deve levar em consideração dois componentes importantes na hora de criar um layout: o design da loja e o fluxo de clientes, o que requer um planejamento adequado na hora de construir o espaço ou instalar um ambiente comercial, sem esquecer o projeto de design.

“Ele tem que levar em consideração também o ambiente externo da loja, seja o acesso, as interferências, os vizinhos, a fachada. É importante que você perceba que toda a estrutura da loja influencia o cliente para a venda. Ela deve estar adequada aos diferentes clientes como idosos, mães com carrinhos de bebê, pessoas com deficiência, entre outros”, frisa Daniela.

Parceria

A analista da Unidade de Relacionamento Empresarial do Sebrae Alagoas, Ana Carolina Ávila, ressalta a importância dessa capacitação para a reinvenção do segmento. “Nós também tivemos que nos reinventar nesse momento. Por isso, estamos remodelando os nossos produtos e serviços. Estamos com uma plataforma digital oferecendo uma série de soluções para esse público, além de muitas novidades. A ideia é que esses empresários nos provoquem para disponibilizarmos essas novidades, além de realizarmos mais eventos como este. É importante que os empresários conheçam essas tendências e se antecipem a elas, já saindo na frente”, conclui.

De acordo com a presidente da Aliança Comercial, Andreia Geraldo, essa parceria com o Sebrae é crucial para o fortalecimento do varejo local. “Com a pandemia, as transformações vieram de forma muito rápida e precisamos nos reinventar, mudando a forma de comunicação com os clientes, a forma de vender. Momentos assim contribuem para que a gente acompanhe essas tendências. A Aliança Comercial é só gratidão. Somos gratos ao Sebrae por essa oportunidade de trazer esse conteúdo para o Centro de Maceió. O Sebrae ajuda a construir um varejo muito melhor”, afirmou.

O evento ‘O Futuro do Varejo’ foi promovido pelo Sebrae Alagoas em parceria com a Aliança Comercial, Akademia do Varejo e Mescla.

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