A 10ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas começa hoje (11), no Centro de Convenções de Maceió, com uma extensa programação, que segue até o próximo dia 20. O Sebrae patrocina o evento e preparou uma agenda especial para os dias 12 e 17, com foco na Educação Empreendedora.
Amanhã (12), às 14h, será realizada a palestra Trajetória do Mundo Bita, com Chaps Melo, músico e designer pernambucano que criou a animação brasileira em 2011, sucesso entre o público infantil . Hoje, o conteúdo de entretenimento conta com um canal no Youtube que já ultrapassou os 8 milhões de inscritos.
No mesmo dia, às 15h, será realizada a palestra Menos um Lixo, com Fe Cortez, uma das maiores influenciadoras do país no tema Sustentabilidade e autora da obra Homo Integralis – uma nova história possível para a humanidade. A palestrante esteve em Maceió este ano, durante evento no Sebrae, e fez um grande sucesso junto ao público presente.
Ainda neste sábado, às 19h, no Teatro Gustavo Leite, acontece a palestra Cliente Feliz Dá Lucro, com Gisele Paula, co-fundadora do ReclameAQUI e fundadora do Instituto Cliente Feliz. Ela tem atuação na área de Experiência do Cliente há mais de 20 anos. Para participar dos eventos do Sebrae, basta se inscrever clicando aqui. Todos os eventos da instituição na bienal são gratuitos.
Educação Empreendedora
No dia 17, quinta-feira, o Sebrae promove O IV Encontro Estadual de Educação Empreendedora, em parceria com a Rede Global de Empreendedorismo em Alagoas. O objetivo é promover o encontro que deve reunir educadores das redes pública e particular de ensino do estado, para debaterem o tema empreendedorismo numa série de palestras e painéis.
“Vamos estimular a cultura empreendedora nas instituições de ensino desde o fundamental, médio, técnico e superior. Nosso público-alvo são educadores das redes pública e particular de ensino”, afirma Silvia Chamusca, gestora do Programa de Educação Empreendedora do Sebrae Alagoas. A programação deste ano apresenta resultados alcançados pela prática da educação empreendedora nos diversos níveis de ensino, com relatos de experiências, cases e debates sobre o eixo empreendedorismo
O evento começa com a mesa-redonda “Gestão Ágil na Educação: desafios e possibilidades”, das 9h30 às 11h30, com a participação de educadores que atuam com a educação empreendedora no ensino fundamental, médio e superior.
À tarde, estão previstos três outros painéis: “Empreendedorismo na prática: transformando vidas e carreiras”, com a exposição de duas empreendedoras do mundo dos negócios e dentro da carreira acadêmica do Direito; “Empreendedorismo na Educação: Inspirando Transformações”, com a exposição de dois cases de sucesso em Alagoas da rede estadual de ensino médio, IFAL e do Idheaton Sebrae realizado junto ao ensino superior; e “Educar e empreender, de fato e de direito”, com casos de sucesso de educação empreendedora da Seduc/Sebrae Sergipe e a Lei de Educação Empreendedora aprovada em Maceió.
À noite, fechando o encontro, será realizada a palestra Educação Inovadora pela Aprendizagem Socioemocional, com Carolina Cavalcanti, doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), autora, palestrante, docente e consultora em Aprendizagem Socioemocional, Metodologia Inovativas e Educação Digital. A palestra dela será realizada às 19h, no Teatro Gustavo Leite.
A 10ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas é uma realização da Ufal e do Governo de Alagoas, patrocinada pelo Sebrae. Conta com o apoio da Fundepes, Sesc, Natura, Instituto Natura, Hotéis Ponta Verde, além das parcerias da Prefeitura de Maceió, do Projeto Tatu, da Associação dos Amigos e Pais de Pessoas Especiais (AAPE), da Empresa Júnior Ejec, da Plataforma Doity e da Solara Água Mineral.