ASN AL
Compartilhe

Zootecnista discute o futuro do varejo de carnes no Brasil com empresários alagoanos

Cristiane Rabaioli ressalta que empresas do setor devem buscar ofertar experiências e agregar valor no mercado
Por João Paulo Macena - Savannah Comunicação Corporativa
ASN AL
Compartilhe

Mesmo com a diminuição no consumo de carnes no Brasil, causada pelo aumento dos preços dos alimentos, a perspectiva para o setor é positiva, desde que as empresas se preparem para inovar e atender os novos perfis de clientes. E foi justamente para trazer dicas e o panorama para os próximos anos que o Sebrae Alagoas promoveu, na última segunda-feira (2), em sua sede, em Maceió, a palestra ‘O Futuro do Varejo de Carnes no Brasil’. 

A palestra foi ministrada por Cristiane Rabaioli, zootecnista e consultora com 22 anos de atuação em empresas ligadas ao setor alimentício do Brasil. Ela iniciou a apresentação destacando temas como a oferta de experiências para os clientes, principalmente o consumidor 5.0, e questões como o preço, ressaltando que o empresário do setor de carnes precisa, antes de tudo, saber o que quer e se posicionar no mercado. 

“É preciso decidir o que quer ser, como quer que sua empresa seja lembrada pelo cliente. É importante definir se você quer ser visto como alguém que oferta um melhor preço, melhor qualidade, sendo algo que já deve ter em qualquer negócio ou as duas coisas”, destacou Cristiane. “O cliente de hoje e do futuro quer experiência. Experiência é quando entregamos redução de tempo, ser eficiente na entrega, entregando qualidade e conveniência para a dona de casa”. 

A zootecnista lembrou que a oferta de experiência pode vir de atitudes simples, desde a forma de exposição de cortes diferenciados no açougue, bom atendimento e até mesmo a embalagem. Esses são fatores que alguns perfis de clientes pagariam até um pouco mais para tê-los. A oferta da experiência também ajuda a reter clientes e reforça a competitividade do negócio. 

“Esta é uma das coisas mais reais que vemos nesse segmento. Quem por preço vem, por preço vai embora. Quem vem por valor, permanece. Se o empresário conseguir juntar o melhor preço ofertando algo a mais, ele irá conseguir reter os clientes”, ressaltou. 

Outro ponto abordado pela palestrante foi a temática dos dados e como eles podem ajudar no posicionamento e nas decisões estratégicas da empresa do setor de carnes, como aumento do ticket médio do cliente já fidelizado, por exemplo. 

“O dado hoje é o novo petróleo. Para se posicionar bem, é preciso ter o foco na dor do cliente, observar bem o comportamento deles e isso pode ser feito através de dados, sejam nas redes sociais, no sistema utilizado na empresa”, explica Cristiane. “É preciso olhar os números. Isso faz com que você tome decisões estratégicas diferentes e faz com que você chegue e acerte o alvo”. 

Ela também apresentou algumas tendências como clubes de assinaturas, produtos congelados, mais práticos para o dia a dia, além de churrasco, carnes fit, e carbono zero. Outra questão tratada pela palestrante é que deve contar a história da empresa e dos produtos, pois essas tendências podem influenciar no lucro dos negócios. 

“O lucro não está no produto. O lucro está em todos os serviços que você é capaz de entregar aliado ao produto. Tirem o foco do lucro e pense em tudo aquilo que vocês vão conseguir agregar de valor ao produto de vocês com todo esse aparato que compartilhei”, enfatizou. “Se planejem. Tudo o que fizerem deve ser bem planejado. Esse planejamento vai salvar e fazer as empresas crescerem. O mercado de carnes vai continuar crescendo. As pessoas vão querer comer menos e melhor”. 

De acordo com o empresário Victor Gonçalves, da marca alagoana Boi de Engenho, que trabalha com a produção de carnes especiais, a palestra contribui para o fortalecimento das empresas e para a mudança de cultura no consumo de carnes. 

“Essa palestra só veio a engrandecer o nosso trabalho como produtores, desde a chegada dos animais das fazendas até o final, que são as embalagens, os cortes feitos”, afirmou Gonçalves. “O Sebrae tem sido um grande parceiro nosso. Só temos a agradecer essa parceria que vem desde o início do negócio, ainda na criação da marca. Isso só contribui para a mudança de cultura voltada para o consumo da carne de qualidade. Antes desse trabalho, não tínhamos essa procura por essa carne”, explica Victor Gonçalves.  

A analista da Unidade de Relacionamento Empresarial do Sebrae Alagoas, Anna Clara Barros, destacou que a realização do evento nasceu a partir da necessidade do próprio segmento. “Foi um evento planejado com bastante carinho por nós do Sebrae, já que não vemos muitos eventos nesta área aqui no estado. É uma iniciativa importante para esses empresários, sobretudo, por ouvir uma especialista como a Cristiane Rabaioli”.