ASN AL
Compartilhe

Websérie Economia Criativa em Dados tem início nesta quarta; confira a programação

Nesta quarta-feira (12), a partir das 10h, o primeiro evento da websérie abordará o tema “Dados e Perspectivas da Economia Criativa em Alagoas”. Com mediação de Vinícius Lages, diretor técnico do Sebrae Alagoas
Por Robson Muller – Savannah Comunicação Corporativa
ASN AL
Compartilhe

A partir desta quarta-feira (12), o Sebrae em Alagoas inicia a websérie “Economia Criativa em Dados”. Com inscrições gratuitas, a série de eventos digitais acontecerá em três momentos diferentes, durante os meses de agosto e setembro, com a participação de especialistas que atuam no setor da Economia Criativa em Alagoas. As pessoas interessadas em participar da websérie podem efetuar inscrição na loja virtual do Sebrae, por meio do endereço eletrônico https://bit.ly/2FhvMXP.

A analista da Unidade de Competitividade e Desenvolvimento do Sebrae Alagoas, Débora Lima, explica que o intuito da websérie é promover o compartilhamento de dados e perspectivas relacionados ao segmento da Economia Criativa no estado. “Pretendemos gerar uma discussão sobre a importância da economia criativa, tanto no cenário econômico quanto na perspectiva de difusão da economia. Nós teremos alguns especialistas, que já têm muita experiência, participando da websérie”, informa.

“Todo esse conteúdo vai ajudar na atualização de um estudo que a gente está fazendo da economia criativa em Alagoas. E essa websérie vai ser uma forma de a gente disseminar esse conteúdo de uma forma mais abrangente, incluindo os clientes que vão participar dos eventos”, acrescenta a analista do Sebrae Alagoas.

Nesta quarta-feira (12), a partir das 10h, o primeiro evento da websérie abordará o tema “Dados e Perspectivas da Economia Criativa em Alagoas”. Com mediação de Vinícius Lages, diretor técnico do Sebrae Alagoas, o evento terá a participação do diretor da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal) e coordenador do Observatório de Economia Criativa do Estado de Alagoas, prof. Elder Maia, e do assessor e produtor cultural na Secretaria de Estado da Cultura de Alagoas (Secult), Cadu Ávila.

O diretor da Adufal, Elder Maia, adianta que irá apresentar dados que mostram o impacto significativo da Economia Criativa na economia local, durante o evento desta quarta-feira. “Nós do Observatório da Economia Criativa, laboratório de pesquisa vinculado ao Instituto de Ciências Sociais da Ufal, conseguimos demonstrar que a economia criativa adicionou à economia de Alagoas, em 2018, o valor de R$ 1,1 bilhão de reais, o que representou 2,3% do Produto Interno Bruto (PIB) de Alagoas”, afirma.

“Esses resultados foram obtidos através de diversos levantamentos e pesquisas realizadas nos últimos 5 anos. São valores superiores, por exemplo, aos dados divulgados pela Firjan, pois a nossa metodologia, baseada nos cálculos e levantamentos do IBGE leva em conta principalmente os gastos mensais das famílias brasileiras e alagoanas com cultura”, complementa o professor da Ufal.

Em 2017, o Sebrae Alagoas também realizou um mapeamento para analisar os resultados do segmento da Economia Criativa na economia. De acordo com o levantamento, o setor tinha 0,7% do PIB da indústria criativa brasileira. Além disso, a partir do mapeamento, a instituição verificou que os segmentos centrais da Economia Criativa no estado são: audiovisual, design e moda e expressões culturais.

No dia 26 de agosto, também a partir das 10h, acontecerá o segundo evento da websérie. Com mediação da analista Débora Lima, o evento contará com a participação do produtor cultural e economista, Vinicius Palmeira, e da produtora cultural e integrante do Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC), Milla Pasan.

O último evento da websérie “Economia Criativa em Dados” acontecerá no dia 9 de setembro, também a partir das 10h, com a participação da atual presidente da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), Vania Amorim, e da professora e pesquisadora da Ufal, Ana Milani. A mediação ficará por conta do economista e professor da Ufal, Chico Rosário.

Para participar da websérie, é necessário acessar a loja virtual do Sebrae Alagoas no link: https://loja.al.sebrae.com.br/loja/evento/1339608, preencher alguns dados pessoais e realizar a inscrição clicando em “Adicionar ao Carrinho”. Após a finalização da inscrição, duas mensagens serão enviadas ao e-mail cadastrado: a primeira com a confirmação da inscrição e a segunda com o link da plataforma em que o evento digital será realizado.

As inscrições são gratuitas, mas as vagas são limitadas.