ASN AL
Compartilhe

Webinar esclarece dúvidas sobre o auxílio emergencial;prazo para solicitar o benefício termina 02/07

As dúvidas dos internautas a respeito do auxílio emergencial foram esclarecidas pelo secretário executivo do Ministério da Cidadania, Antônio José Barreto
Por Robson Muller – Savannah Comunicação Corporativa
ASN AL
Compartilhe

Em mais um webinar realizado durante essa pandemia, o Sebrae em Alagoas esclareceu dúvidas a respeito do auxílio emergencial, ação adotada pelo poder público com o intuito de possibilitar à população uma proteção nesse período de crise financeira causada com a chegada do novo coronavírus. Vale lembrar que o prazo para solicitar o auxílio emergencial termina em 2 de julho.

As dúvidas dos internautas a respeito do auxílio emergencial foram esclarecidas pelo secretário executivo do Ministério da Cidadania, Antônio José Barreto. Segundo ele, atualmente, milhões de brasileiros já foram contemplados com o benefício financeiro. “Passamos dos 60 milhões de brasileiros beneficiados diretamente, quando eu conto os CPFs das pessoas contempladas. Na realidade do auxílio emergencial, a gente já tem um universo de mais de 152 bilhões de reais disponíveis e já conseguimos movimentar praticamente 1/3 desse recurso”, informa.

Ainda de acordo com o secretário, geralmente, quem já recebeu a primeira parcela do benefício está apto a receber as duas outras parcelas previstas. “Em linhas gerais, em mais de 90% dos casos, as pessoas que foram elegíveis e receberam a primeira parcela também receberão a segunda e a terceira parcelas do auxílio emergencial. A lei prevê que até dois membros de uma mesma família podem receber o auxílio emergencial, se os dois foram considerados elegíveis”, esclarece.

Antônio José Barreto esclarece, ainda, que as pessoas que tiveram o benefício negado podem receber auxílio da Defensoria Pública da União (DPU) ou contestar no próprio aplicativo utilizado para o repasse do recurso emergencial. “Existe o que a gente chama de contestação no aplicativo. Ao apertar o botão de contestação aparecem quais são as hipóteses de contestação”, conta.

O secretário executivo ressalta que o benefício pode ser movimentado através da conta digital. “Agora, para evitar aglomerações, a gente credita o recurso na conta digital e espera que as pessoas que usam smartphones e tem conta digital façam as suas movimentações de maneira digital”, explica.

As pessoas que já foram contempladas com a primeira e até mesmo a segunda parcela do auxílio e, posteriormente, efetuaram os procedimentos de formalização para Microempreendedor Individual (MEI) não terão o benefício cancelado, segundo relata o servidor do Ministério da Cidadania. “Se a pessoa recebeu a primeira parcela, por exemplo, e depois conseguiu se formalizar, isso não impede o recebimento das demais parcelas”, conta.

Ainda conforme o secretário executivo, a análise do pedido para receber o benefício dura em média 20 dias. “A partir do momento em que eu transfiro o dinheiro para a Caixa Econômica Federal, a instituição financeira tem 3 dias úteis para fazer o devido pagamento”, afirma.

Durante o evento, Antônio José Barreto reforçou que o prazo para solicitação do auxílio, para quem ainda não realizou o pedido, será encerrado no próximo dia 2 de julho.

Para esclarecer mais, o Sebrae Alagoas disponibilizou o conteúdo completo do evento digital, que tem duração de 51 minutos, no canal da instituição no YouTube.