ASN AL
Compartilhe

Seminário virtual apresentará alternativas para a gestão energética na Cadeia do Turismo em Alagoas

No webinar serão discutidos temas como gestão de energia, eficiência energética e Energia Solar Fotovoltaica em empresas do turismo
Por João Paulo Macena - Savannah Comunicação Corporativa
ASN AL
Compartilhe

Para debater temáticas como gestão de energia, eficiência energética e energia solar fotovoltaica nas micro e pequenas empresas do turismo, o Sebrae Alagoas promove no dia 14 de dezembro, a partir das 15h, o seminário virtual ‘Alternativas para a gestão energética na Cadeia do Turismo durante o Verão’, através da plataforma Zoom. As inscrições serão gratuitas. O webinar tem como público-alvo os pequenos negócios da cadeia de turismo como hotéis, pousadas, bares, restaurantes, agências de turismo, receptivos e transfers.

Durante o evento serão compartilhados exemplos de medidas que não requerem investimento financeiro e que trazem resultados imediatos de economia do consumo energético dentro das empresas, bem como quais medidas e soluções as empresas podem adotar e acessar para manter – ou até mesmo ampliar – a atividade econômica com um menor consumo energético, e, por consequência, um menor custo. Uma dessas alternativas discutidas será a adoção da energia solar fotovoltaica.

A primeira palestra será ‘Gestão de Energia para pequenos negócios da Cadeia do Turismo’, com ênfase em medidas imediatas de gestão que podem ser adotadas e que não requerem investimentos financeiros, com um palestrante a definir.

Na sequência, o tema ‘Eficiência Energética para os pequenos negócios da Cadeia do Turismo’ será apresentado por Willman Maynart, consultor do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/AL). Por fim, com o tema ‘Energia Solar Fotovoltaica como alternativa para ganho de competitividade na Cadeia de Turismo’, Jonas Becker, coordenador estadual da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) no Ceará encerra o webinar.

O analista da Unidade de Competitividade e Desenvolvimento do Sebrae Alagoas, Harrison Freitas, enfatiza a importância de discutir e promover esse tema para o turismo, sobretudo por trazer soluções e medidas durante uma das maiores crises hídricas da história do Brasil, que traz impactos na fatura de energia dos consumidores, já considerando a projeção da ANEEL de aumento de 21,4% da tarifa de energia para o ano de 2022.

“A adoção de medidas simples no dia a dia e a aplicação de soluções, consultorias e substituição de equipamentos mais antigos (eficiência energética), e, por fim, a mudança da matriz energética utilizada (adotando a energia solar fotovoltaica) podem representar a sustentabilidade destes pequenos negócios no mercado, trazendo previsibilidade e segurança energética. E se tratando da Cadeia de Turismo, o período do verão é, sem dúvidas, um dos que mais representa oportunidade de elevar o faturamento dos pequenos negócios, devido ao elevado fluxo de turistas. No entanto, o consumo energético tende a crescer proporcionalmente, o que requer uma atenção especial”, afirma.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo link https://mkt.blog.sebraealagoas.com.br/lp-gestao-energetica-turismo-no-verao .

O Seminário Virtual ‘Alternativas para a gestão energética na Cadeia do Turismo durante o Verão’ é promovido pelo Sebrae Alagoas em parceria com a Associação Brasileira da Indústria Hoteleira de Alagoas (ABHI-AL), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Alagoas (Abrasel-AL), Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação de Alagoas (Sindh-AL) e Sindicato das Indústrias de Energia do Estado de Alagoas (Sindienergia-AL).

Assessoria de Imprensa do Sebrae Alagoas:

Débora de Brito: (82) 99162-5416