A produção de derivados do coco será o tema do seminário que o Sebrae em Alagoas irá realizar no dia 17 de novembro, a partir das 9h, em Matriz do Camaragibe. Com inscrições gratuitas, o evento irá acontecer na Cooperativa dos Agricultores Qualificados (COOPAC), seguindo todas as recomendações de segurança das autoridades sanitárias para conter a proliferação da Covid-19.
Segundo Carl Broad, analista da Unidade de Relacionamento Empresarial do Sebrae Alagoas, a instituição prevê a participação de até 80 produtores de coco e seus derivados de Matriz do Camaragibe e de outros municípios do Litoral Norte alagoano, como Porto de Pedras, por exemplo. Ainda de acordo com o analista, o evento tem por objetivo contribuir com o desenvolvimento da cultura do coco e a industrialização de seus derivados na região.
“A gente nota que o Litoral Norte tem um potencial gigantesco na cultura do coco. Então, a ideia do seminário é levar oportunidades para que os pequenos produtores possam ter um dinamismo maior para a cultura do coco. Inclusive, a cooperativa já demonstra interesse na implementação de uma indústria na região porque isso, certamente, vai levar desenvolvimento para a região, para os pequenos produtores do Litoral Norte”, argumenta Carl Broad.
O seminário contará com a participação de dois palestrantes: Maria Tereza da Silva, que irá abordar os procedimentos operacionais que precisam ser adotados numa fábrica para que as exigências dos órgãos de fiscalização sejam atendidas e para que a indústria tenha uma produção eficaz que assegure a qualidade e os padrões de seus produtos, conforme os regulamentos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), e Hugo Monteiro Romariz, que irá abordar aspectos relacionados à comercialização do coco e de seus derivados.
Na segunda palestra, serão abordados os temas história do coco; países que se destacam na produção de coco; documentação necessária para a importação e exportação do coco no Brasil; subprodutos do coco mais comercializados e suas características; tipos de indústrias comercializadoras dos derivados de coco; formas de compra e venda do coco e sua logística de comercialização até as indústrias; consumo necessário e previsto de coco pelas indústrias no Brasil; disponibilidade de matéria-prima do coco no Brasil; oportunidades de comercialização no Brasil e as exigências de qualidade dos produtos; comercialização em varejo e atacado às indústrias e o futuro das empresas produtoras dos derivados do coco no Brasil em relação ao comércio nacional e internacional.
As pessoas interessadas em participar do seminário devem realizar inscrição diretamente na Cooperativa dos Agricultores Qualificados (COOPAC).
Atendimento remoto e presencial
Devido ao novo coronavírus, os empresários da pequena empresa podem contar com o atendimento do Sebrae de forma remota e presencial. A equipe do Sebrae está mobilizada para atender as demandas dos empresários, que também podem contar com a estrutura de cursos online e gratuitos do portal EAD Sebrae com mais de 100 opções de cursos, basta acessar https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/cursosonline.
O empresário pode entrar em contato com a instituição pelos canais remotos e digitais, como o portal sebrae.com.br/alagoas, telegram t.me/sebraealagoas, whatsapp e telefone 0800 570 0800, chat e e-mail fale.sebrae.com.br, instagram @sebraealagoas, twitter @sebraealagoas, facebook /SebraeAlagoas, youtube @sebraealagoas e o linkedIn Sebrae Alagoas.
Contato para a imprensa:
Assessoria de Imprensa do Sebrae Alagoas
Débora de Brito
(82) 99162-5416
