
Diante do impacto causado pela pandemia do novo coronavírus na economia brasileira, as expectativas para a retomada das atividades econômicas são altas. O que se espera, a partir da reabertura dos negócios, é a adequação do comércio, e do consumidor às medidas de segurança estabelecidas para o enfrentamento da Covid-19. Com o intuito de auxiliar o empresário neste momento de mudanças, o Sebrae publicou um conjunto de orientações para a retomada segura das atividades dos principais setores de pequenos negócios.
Os protocolos de retomada podem ser acessados, gratuitamente, no Portal do Sebrae por meio do endereço eletrônico https://bit.ly/37E0vbE. O conteúdo reúne informações gerais, com recomendações que contemplam todos os segmentos econômicos, e orientações específicas para pequenos negócios das áreas de varejo, alimentação, beleza, moda, negócios PET, saúde e bem-estar, construção civil, turismo, artesanato, automotivo, logística e transporte, indústria, economia criativa e serviços educacionais.
De acordo com a gerente da Unidade de Competitividade e Desenvolvimento (UCD) do Sebrae em Alagoas, Renata Fonseca, as orientações específicas para a retomada das atividades econômicas contemplam 35 segmentos, o que corresponde a 73% das pequenas empresas. “O conteúdo foi produzido em parceria com várias instituições nacionais e internacionais, a partir de experiência de outros países. Os protocolos são bem completos e foram elaborados para conduzir o empresário neste momento de adaptação, para que a empresa possa passar para o cliente essa segurança”, explica.
“O empresário precisa entender que cada vez mais as medidas de segurança, adotadas pelos estabelecimentos comerciais, vão definir a escolha do consumidor, ou seja, quanto mais seguro for o ambiente melhor será para a saúde do cliente, dos colaboradores e, também, para a empresa”, acrescenta Renata Fonseca.
A gerente da Unidade de Soluções e Inovação (USI) do Sebrae em Alagoas, Liza Bádue, explica que o conteúdo elaborado pela instituição foi disponibilizado em diversos formatos. “Foram organizados vários protocolos e em diversos formatos: cartilhas, vídeos e impressos, por exemplo. A gente espera que o empresário e a sociedade se sintam seguros e acolhidos pelo Sebrae e que a economia inicie sua jornada para uma retomada sustentável e com segurança”, destaca.
“O importante é que cada setor da economia terá orientação que minimamente permita uma retomada gradual, planejada e preocupada com a segurança, saúde e, também, com a sustentabilidade das empresas. É importante disseminar esses documentos orientativos e práticos que apoiam as empresas para a recondução ao mercado”, complementa a gerente Liza Bádue.
Além de ter acesso ao conteúdo de forma gratuita no Portal do Sebrae, o empresário também poderá baixar parte do material disponibilizado.
Atendimento remoto do Sebrae em Alagoas
Mesmo diante do isolamento social, devido ao novo coronavírus, os empresários da pequena empresa podem contar com o Sebrae. A equipe do Sebrae está mobilizada para atender as demandas dos empresários, que também podem contar com a estrutura de cursos online e gratuitos do portal EAD Sebrae com mais de 100 opções de cursos, basta acessar https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/cursosonline.
O empresário pode entrar em contato com a instituição pelos canais remotos e digitais, como o portal sebrae.com.br/alagoas, 0800 570 0800, Telegram (t.me/sebraealagoas), WhatsApp (82) 99999-5519, chat e e-mail fale.sebrae.com.br, Instagram (@sebraealagoas), Twitter (@sebraealagoas), Facebook (/SebraeAlagoas), Youtube (@sebraealagoas) e o LinkedIn (Sebrae Alagoas).
-
