ASN AL
Compartilhe

Sebrae promove ações de Educação Empreendedora desde 2013

Ao longo dos últimos anos, mais de 5,5 milhões de estudantes foram contemplados com a iniciativa, que é realizada com o apoio de 9 mil instituições em todo o país
Por Robson Muller – Savannah Comunicação Corporativa
ASN AL
Compartilhe

Em 2013, com o objetivo de ampliar, promover e disseminar o empreendedorismo no Brasil, por meio da inclusão de conteúdos sobre a temática nos currículos dos diferentes níveis educacionais, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas criou o Programa Nacional de Educação Empreendedora. Ao longo dos últimos anos, mais de 5,5 milhões de estudantes foram contemplados com a iniciativa, que é realizada com o apoio de 9 mil instituições em todo o país.

O Programa Nacional de Educação Empreendedora atende professores e estudantes que estão inseridos em diferentes contextos de ensino e aprendizagem, passando pelos níveis fundamental, médio, profissional e superior. Ao longo dos últimos sete anos, 165 mil docentes foram capacitados nas metodologias desenvolvidas pela iniciativa, que atua em duas frentes principais: o desenvolvimento de competências duráveis e a possibilidade de inserção sustentada no mundo dos negócios.

De acordo com a analista da Unidade de Competitividade e Desenvolvimento do Sebrae em Alagoas, Silvia Chamusca, atualmente, o Brasil ocupa uma posição relevante em relação ao empreendedorismo. “O nosso país é um dos países mais empreendedores do mundo, segundo a pesquisa GEM, que é uma das mais respeitadas de monitoramento do empreendedorismo global. No entanto, a mesma pesquisa demonstra que quase 90% desses empreendedores estão empreendendo por escassez de emprego”, informa.

Ainda conforme a analista do Sebrae, as ações de Educação Empreendedora realizadas pelo Sebrae tem impactado positivamente a vida de jovens que veem no empreendedorismo uma oportunidade promissora. “A Educação Empreendedora tem como objetivo aumentar a cultura empreendedora e melhorar a ambiência nesse sentido, ou seja, esses jovens que se preparam hoje na escola, desde o ensino fundamental, estão desenvolvendo características e comportamentos que podem e devem fazer com que eles empreendam com mais expectativa de sucesso”, destaca.

“Eu entendo que a Educação Empreendedora seja, hoje, de suma importância para o desenvolvimento do país porque ela pode, inclusive, melhorar esses índices de desenvolvimento econômico do nosso país, por meio da atitude daqueles que passarão a entender, através da Educação Empreendedora, a necessidade de se estruturar e de agir de maneira mais assertiva na realização dos seus sonhos e fazer com que os resultados sejam mais efetivos”, acrescenta Silvia Chamusca.

Atendimento remoto e presencial

Os empresários da pequena empresa podem contar com o atendimento do Sebrae de forma remota e presencial. A equipe do Sebrae está mobilizada para atender as demandas dos empresários, que também podem contar com a estrutura de cursos online e gratuitos do portal EAD Sebrae com mais de 100 opções de cursos, basta acessar https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/cursosonline.

O empresário pode entrar em contato com a instituição pelos canais remotos e digitais, como o portal sebrae.com.br/alagoas, 0800 570 0800, telegram t.me/sebraealagoas, whatsapp (82) 99999-5519, chat e e-mail fale.sebrae.com.br, instagram @sebraealagoas, twitter @sebraealagoas, facebook /SebraeAlagoas, youtube @sebraealagoas e o linkedIn Sebrae Alagoas.