ASN AL
Compartilhe

Sebrae em Alagoas realiza primeiro Dia de Campo Online em setembro

Com inscrições gratuitas, o evento tem como público-alvo pecuaristas que atuam na criação de bovinos, ovinos, caprinos e bubalinos de leite e de corte
Por Robson Muller – Savannah Comunicação Corporativa
ASN AL
Compartilhe

Acontece no dia 02 de setembro, das 19h às 20h30, o primeiro Dia de Campo Online. Com inscrições gratuitas, o evento tem como público-alvo pecuaristas que atuam na criação de bovinos, ovinos, caprinos e bubalinos de leite e de corte. A primeira edição do Dia de Campo Online, uma iniciativa do Sebrae em Alagoas, irá abordar o tema “Silagem: da colheita ao silo, como reduzir as perdas nessa etapa”.

O evento tem por objetivo difundir técnicas que contribuam para a minimização de perdas durante a produção de silagem, que é uma forragem conservada por meio de um processo de fermentação conhecido pelo termo ensilagem. A finalidade desta técnica é a conservação do valor nutritivo presente na forragem verde, garantindo, dessa forma, uma alimentação mais qualificada para o animal.

O primeiro Dia de Campo Online será conduzido por José Sidnei Bezerra Lima, que é zootecnista e consultor do Sebrae Alagoas. Durante o evento, o consultor abordará os temas planejamento do processo de ensilagem (como dimensionar o silo e como realizar estimativa de produtividade), colheita (ponto ideal da colheita, acompanhamento da matéria seca e tamanho de partículas), enchimento e compactação do silo (importância da compactação e uso de aditivos) e fechamento do silo.

Segundo o analista técnico da Unidade de Competitividade e Desenvolvimento do Sebrae em Alagoas, Marcos Fontes, na versão digital do Dia de Campo, a demonstração das técnicas apresentadas durante o seminário será realizada por meio de vídeos explicativos. “Um dia de campo tradicional é uma forma de transferir tecnologias para o produtor rural. Geralmente, o técnico explica a tecnologia e em seguida realiza a demonstração de uma determinada prática. Então, o evento é mais do que uma palestra porque tem uma demonstração prática”, explica.

“A gente reproduziu o que acontece presencialmente no campo, ou seja, o instrutor vai explicar o tema, as pessoas vão poder interagir utilizando o chat, mas a demonstração prática será exibida em vídeos que foram gravados antecipadamente. A gente não sabe ainda qual será o resultado final, mas acredita que o número de participantes pode ser maior, levando-se em consideração que o evento vai acontecer à noite, quando geralmente o produtor rural não está tão ocupado”, acrescenta o analista do Sebrae Alagoas.

Ainda de acordo com Marcos Fontes, após a primeira edição do Dia de Campo Online, o Sebrae Alagoas pode continuar realizando a versão digital do evento, acompanhando outras unidades locais da instituição. “Será a nossa primeira experiência de Dia de Campo no meio virtual, mas o Sebrae já teve essa iniciativa em outros estados. Uma das vantagens dessa versão é a economia de tempo para o produtor rural, que precisava se deslocar até o local onde o evento presencial iria acontecer”, informa.

Apesar de ter como público-alvo pecuaristas que trabalham com bovinocultura, ovinocultura, caprinocultura e bubalinocultura, o evento também é destinado a produtores rurais, técnicos em agropecuária, estudantes e profissionais da área de ciências agrárias.

As inscrições podem ser realizadas na loja virtual do Sebrae Alagoas, por meio do endereço eletrônico https://loja.al.sebrae.com.br/loja/evento/1339613 .

Atendimento remoto do Sebrae em Alagoas

Mesmo diante do isolamento social, devido ao novo coronavírus, os empresários da pequena empresa podem contar com o Sebrae. A equipe do Sebrae está mobilizada para atender as demandas dos empresários, que também podem contar com a estrutura de cursos online e gratuitos do portal EAD Sebrae com mais de 100 opções de cursos, basta acessar https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/cursosonline.

O empresário pode entrar em contato com a instituição pelos canais remotos e digitais, como o portal sebrae.com.br/alagoas, Telegram (t.me/sebraealagoas), Telefone e WhatsApp 0800 570 0800, chat e e-mail fale.sebrae.com.br, Instagram (@sebraealagoas), Twitter (@sebraealagoas), Facebook (/SebraeAlagoas), Youtube (@sebraealagoas) e o LinkedIn (Sebrae Alagoas).