
Inovação, economia digital, negócios de impacto social e ambiental e economia criativa são os temas que o Sebrae Alagoas vai colocar em discussão durante a nova edição do MCZ Play, evento que acontecerá no período de 17 a 24 de novembro em formato online e presencial. Neste ano, a programação contará com palestras e painéis temáticos acontecendo nos horários da manhã, tarde e noite, em plataformas digitais como Zoom e IGTV e na sede do Sebrae em Alagoas, em Maceió, além de um encontro sobre empreendedorismo feminino e de um festival afrocriativo.
Segundo a analista da Unidade de Competitividade e Desenvolvimento do Sebrae Alagoas, Débora Lima, o evento tem por objetivo promover espaços de discussão sobre o atual cenário dos pequenos negócios que estão inseridos nas novas economias.
“Esta é a segunda edição do MCZ Play, que irá acontecer em um formato quase todo online porque algumas atividades serão presenciais. Então, é uma forma de a gente trazer esses temas de inovação, com grandes nomes e cases locais, e discutir alternativas em relação ao desenvolvimento dos pequenos negócios dentro dessas novas economias”, explica.
A analista Débora Lima explica, ainda, que os participantes terão acesso a uma série de discussões específicas relacionadas aos temas principais do MCZ Play.
“A gente vai ter uma programação bem extensa, com vários eixos temáticos. Então, a gente tem atividades que vão ser da área de inovação, algumas atividades de economia criativa, negócios de impacto, empreendedorismo femininino, afroempreendedorismo e empreendedorismo LGBTQIA+, por exemplo. Dentro do evento, a gente vai contar também com um encontro de lideranças do empreendedorismo feminino e também vai rolar um festival afrocriativo, no dia 20”, informa.
No dia 17 de novembro, a partir das 19h30 e por meio da plataforma Zoom, a programação de abertura do MCZ Play terá a participação de Felipe Anghinoni, publicitário, empreendedor, professor e sócio-fundador da Perestroika, escola de metodologias criativas. No dia seguinte, a partir das 19h, no estacionamento da unidade sede do Sebrae Alagoas, a presidente da G2 Capital e colunista da Forbes, Estadão e Gazeta do Povo, Camila Farani, abordará a inovação como uma estratégia de gestão para alavancar o negócio. No dia 24, também a partir das 19h30 e por meio da plataforma Zoom, Silvio Meira, professor emérito da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), discutirá o tema “Seu futuro depende da inovação” na palestra de encerramento do MCZ Play.
A programação de palestras e painéis do MCZ Play também contará com as participações de Marcus Linhares, professor do Instituto Federal do Piauí (IFPI); Leandro Valiate, economista e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Nicolle Alencar, coordenadora de serviços em tecnologia e inovação do Senai; Hiago Moura, instrutor maker do Senai; Gustavo Nobre, CEO na FRLN Advogados; Ítala dos Santos, mentora de finanças do Multiplique Educação Financeira; Gessyca Santos, CEO Mulheres Conectadas; Alessandra Pontes, CEO Mulheres Conectadas, e Camila Vidal, diretora criativa.
O evento também contará com as participações de Rosilea Viana, cofundadora das Divinas Pretas; Mariah Marcelino, produtora de moda e ativista social; Raíssa Aryadne, produtora de conteúdos de finanças; Jonathan Silva, cofundador da Rede Cenafro; Rejane Soares, mestranda em economia aplicada pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Morgana Mendonça da Costa, estudante de psicologia; Alexandre Constantino, psicólogo; Salete Bernardo, professora da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) e Viviane Rodrigues, designer de livros sensoriais personalizados, acessórios artesanais e roupas alternativas.
Também participam da edição deste ano do MCZ Play Jéssica Conceição, turismóloga; Ricardo Salles, consultor de diversidade e pesquisador na Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (USP); Maitê Schneider, cofundadora da plataforma Transempregos; Rita Von Hunty, do canal Tempero Drag; Paula Zacarias, analista de programas do ONU-Habitat; Eduardo Ferreira, gerente de monitoramento e avaliação de programas da Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio; Karina Zapata, empreendedora social e consultora de estratégias de desenvolvimento da economia criativa na perspectiva territorial, e Milla Pasan, advogada e produtora cultural.
De acordo com Débora Lima, o evento tem como público-alvo empresários de pequenos negócios, mas também é aberto a outros públicos.
“O foco desse evento, que é 100% gratuito, são os pequenos negócios de qualquer área, que tenham interesse em se atualizar nesses temas e pensar novas estratégias, e também o público em geral, os interessados em conhecer como vem funcionando essas novas dinâmicas dessas novas economias, o processo de transformação digital, de mudança, de posicionamento, de adaptação diante desse cenário que 2020 trouxe para todos os negócios”, detalha.
O MCZ Play integra a programação local da Semana Global do Empreendedorismo, evento que tem o Sebrae como umas das instituições envolvidas em sua realização. As pessoas interessadas podem garantir participação no evento por meio do endereço eletrônico: https://bit.ly/MCZPlay2020
Contato para a imprensa:
Assessoria de Imprensa do Sebrae Alagoas
Débora de Brito
(82) 99162-5416
