ASN AL
Compartilhe

Sebrae Alagoas e Fapeal contribuem com projetos de inovação e economia criativa no estado

Editais de Economia Criativa, Tecnova II AL e Programa Centelha Alagoas são algumas dessas iniciativas
Por João Paulo Macena - Savannah Comunicação Corporativa
ASN AL
Compartilhe

A parceria do Sebrae Alagoas com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) tem trazido bons frutos para empreendimentos inovadores do estado, principalmente nesse período de pandemia. Nos últimos anos, entre os principais projetos realizados pela parceria estão iniciativas como o edital de Economia Criativa, Programa Centelha Alagoas e o Tecnova II AL.

Sobre o edital para economia criativa, por exemplo, Débora Lima, analista da Unidade de Competitividade e Desenvolvimento do Sebrae em Alagoas, lembra que foi um importante marco no fomento às atividades criativas com o foco na inovação, apoiando 15 empresas locais que pertencem às áreas de artes visuais, audiovisual, design, editorial, games e música.

“Tradicionalmente, existem modelos de apoio para eventos, mas com esse viés do empreendedorismo e inovação, trata-se de uma ação inédita. Estamos com essas empresas, de diferentes setores criativos, neste momento desenvolvendo produtos e serviços inovadores. Os resultados virão no longo prazo, mas esta ação foi um importante pontapé inicial para dar luz à relevância desses setores para a economia alagoana”, afirma.

Ela também falou sobre o trabalho feito atualmente com essas empresas, sobretudo no suporte durante a pandemia. “Esses negócios estão sendo acompanhados por consultorias individuais e encontros coletivos para ajudá-los na execução. A pandemia trouxe muitos desafios e muitos deles precisaram rever algumas ações. Estamos dando toda assistência necessária para que esses projetos sejam executados de forma satisfatória”, frisa.

Já o Programa Centelha, que visa estimular a criação de empreendimentos inovadores e disseminar a cultura empreendedora, oferece capacitações, recursos financeiros e suporte para transformar 29 ideias alagoanas em negócios de sucesso.

Outra iniciativa exitosa feita pelas duas instituições em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (FIEA) e Instituto Euvaldo Lodi (IEL) é o Programa Tecnova 2 AL, criado para apoiar, por meio da concessão de recursos de subvenção econômica, o desenvolvimento de produtos, bens, serviços ou processos inovadores de empresas alagoanas.

Débora Lima destaca a importância dessas iniciativas, sobretudo para contribuir com empresas e instituições que envolvem pesquisa, ciência, tecnologia e economia criativa nesses tempos de pandemia e de crise.

“Estas ações são cruciais para o avanço de produtos e serviços inovadores, dividindo junto a estes empresários os riscos inerentes à inovação. Além disso, ajudam a fortalecer o ecossistema de inovação e empreendedorismo, trazendo alternativas para a diversificação econômica, principalmente em momentos como estes, onde as atividades tradicionais e não essenciais estão postas em xeque”, conclui.

Atendimento remoto e presencial

Devido ao novo coronavírus, os empresários da pequena empresa podem contar com o atendimento do Sebrae de forma remota no período de 05 a 16 de abril. A equipe do Sebrae está mobilizada para atender as demandas dos empresários, que também podem contar com a estrutura de cursos online e gratuitos do portal EAD Sebrae com mais de 100 opções de cursos, basta acessar https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/cursosonline.

O empresário pode entrar em contato com a instituição pelos canais remotos e digitais, como o portal sebrae.com.br/alagoas, telegram t.me/sebraealagoas, whatsapp e Telefone 0800 570 0800, chat e e-mail fale.sebrae.com.br, instagram @sebraealagoas, twitter @sebraealagoas, facebook /SebraeAlagoas, youtube @sebraealagoas e o linkedIn Sebrae Alagoas.

Contato para a imprensa:

Assessoria de Imprensa do Sebrae Alagoas

Débora de Brito

(82) 99162-5416