
Diante do atual contexto do mercado e dos novos comportamentos de consumo, investir em mudanças na condução do negócio é indispensável. Neste momento de dificuldades, sobretudo para as micro e pequenas empresas, o Sebrae em Alagoas lançou o Sebrae Adapte, uma medida emergencial colocada em prática para ajudar o empresário do pequeno negócio a encontrar soluções para superar a crise do novo coronavírus.
O Sebrae Adapte coloca à disposição do empresário uma série de consultorias e capacitações voltadas à nova realidade dos negócios. A Propriedade Rural é uma das sete áreas selecionadas para as ações de orientações do programa. Segundo a analista da Unidade de Competitividade e Desenvolvimento do Sebrae em Alagoas, Vânia Britto, a iniciativa também é destinada aos produtores rurais do estado.
“Aos empresários de agroindústria e aos produtores rurais, o Sebrae Adapte está possibilitando a oportunidade de refletir sobre o negócio, sobre as novas formas de atuar, inovando, planejando, trabalhando com outras possibilidades e revendo processos internos para que eles possam, realmente, pensar fora da caixa e fazer diferente”, afirma a analista.
Ainda de acordo com a analista Vânia Britt o, uma parte dos empresários que atua no setor já participa de consultorias e de outras ações de capacitação ofertadas pela instituição, mas as dificuldades ocasionadas pela pandemia do novo coronavírus exigem novas formas de atuação.
“Alguns empresários já têm muita informação, mas nesse momento de pandemia é preciso fazer de forma diferente. Você tem de pensar dentro dos protocolos que estão postos. Então, acredito que a iniciativa tem sido muito importante para os empresários que estão recebendo essas consultorias”, ressalta.
As consultorias realizadas, por meio do Sebrae Adapte no campo da Propriedade Rural, disponibilizam orientações sobre planejamento da produção, controles financeiros, agronômicos, forrageiros e zootécnicos para bovinocultura de leite e de corte, caprinocultura, ovinocultura, avicultura, fruticultura, horticultura e apicultura.
Conforme a analista Vânia Britto, atualmente, o principal desafio do produtor rural é adaptar a entrega do produto às novas necessidades do mercado. “Alguns dos produtores atendiam diretamente em feiras, outros vendiam para panificações, pizzarias e hotéis, que estão fechados. Muitos deles não utilizavam as redes sociais com os clientes. Então, a grande questão tem sido como fazer toda a logística de entrega e se adaptar a esse novo momento e poder alcançar os clientes de forma mais assertiva, comercializando os produtos numa nova rotina”, coloca.
As consultorias online do Sebrae Adapte também oferecem soluções nas áreas de Biossegurança, Gestão Financeira, Vendas, Posicionamento Digital, Inovação e Design de Comunicação Visual. As pessoas interessadas em participar do Sebrae Adapte devem entrar em contato com o Sebrae em Alagoas, através do número 0800 570 0800 ou pelo WhatsApp (82) 99999-5519, para agendar uma consultoria na área desejada.
O programa é destinado a microempreendedores individuais (MEIs), proprietários de micro e pequenas empresas, produtores rurais com Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) e artesãos com cadastro.
Atendimento remoto do Sebrae em Alagoas
Mesmo diante do isolamento social, devido ao novo coronavírus, os empresários da pequena empresa podem contar com o Sebrae. A equipe do Sebrae está mobilizada para atender as demandas dos empresários, que também podem contar com a estrutura de cursos online e gratuitos do portal EAD Sebrae com mais de 100 opções de cursos, basta acessar https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/cursosonline.
O empresário pode entrar em contato com a instituição pelos canais remotos e digitais, como o portal sebrae.com.br/alagoas, 0800 570 0800, Telegram (t.me/sebraealagoas), WhatsApp (82) 99999-5519, chat e e-mail fale.sebrae.com.br, Instagram (@sebraealagoas), Twitter (@sebraealagoas), Facebook (/SebraeAlagoas), Youtube (@sebraealagoas) e o LinkedIn (Sebrae Alagoas).