
Depois de seis meses de atividades interrompidas em razão da pandemia do novo coronavírus, o setor de eventos finalmente teve o retorno de suas atividades autorizado pelo governo de Alagoas. O decreto que autoriza o funcionamento de parques de diversões e a retomada de eventos sociais, eventos corporativos e celebrações em ambientes abertos foi publicado em edição suplementar do Diário Oficial do Estado, na última quarta-feira (30). A publicação também define regras para a reabertura das atividades do segmento.
A retomada desse setor acontece quando todos os municípios alagoanos passaram a integrar a fase azul do Plano de Distanciamento Social Controlado. Para a reabertura do setor de eventos, o decreto recomenda algumas medidas específicas de segurança, higienização e distanciamento social: funcionar com a capacidade máxima de 300 (trezentas) pessoas, realizar revistas na entrada do evento sem contato físico, apenas com o uso de detectores de metais e proibir o fornecimento de serviço de manobrista.
Além disso, o decreto também recomenda que o responsável estabeleça o escalonamento na saída do público, de acordo com a numeração do assento/mesa/ingresso, evitando aglomerações e cruzamento de fluxos e um quadrante de, no mínimo, 6,25m², sendo 2,5m x 2,5m para a acomodação de cada mesa com suas cadeiras.
Para o funcionamento de parques de diversões em áreas públicas, o decreto também faz algumas recomendações: reduzir a capacidade de público para 50% no uso dos brinquedos, vender ingressos para os brinquedos, preferencialmente, por meio eletrônico (cartão de crédito, aplicativos ou outros), evitar o recebimento de cédulas e moedas, que devem ser coletadas diretamente em saco plástico e higienizadas imediatamente.
O decreto também recomenda adequar o brinquedo para que haja distanciamento mínimo de 1,5m entre os clientes. Além disso, as superfícies dos brinquedos, como esteiras, cabines e travas de segurança, devem ser higienizadas diariamente e antes da abertura do parque e após cada uso. Confira o decreto completo, com todas as regras para o funcionamento de parques e a retomada do setor de eventos no endereço eletrônico https://bit.ly/3l6Ddk8.
A analista da Unidade de Competitividade e Desenvolvimento do Sebrae em Alagoas, Camila Nascimento, afirma que, apesar da retomada parcial das atividades, o cenário continuará sendo desafiador para o empresário que atua no segmento de eventos.
“O setor de eventos envolve toda uma cadeia: cadeia de alimentação, empresas de infraestrutura, as próprias bandas e cantores. É toda uma cadeia que foi prejudicada em função da pandemia e que aos poucos está retornando, mas esse decreto ainda não atende a cadeia toda porque são eventos que permitem a entrada de apenas 300 pessoas. Então, esses empresários ainda precisam se reinventar, procurar outras formas de suprir esse prejuízo da pandemia”.
A analista do Sebrae frisa que o segmento de eventos foi um dos mais afetados pela pandemia do novo coronavírus. “O setor de eventos foi um dos mais prejudicados porque, ao contrário de outros, eles não tiveram a opção de, por exemplo, oferecer um serviço de delivery, como o serviço de alimentação. Então, eles realmente ficaram impedidos de funcionar e de gerar a economia e atender a expectativa de lucro que eles tinham para o ano de 2020”, destaca.
O Sebrae Alagoas disponibiliza algumas ferramentas que apoiam os empresários deste segmento, como o programa Sebrae Ad@pte que disponibiliza consultorias gratuitas em áreas estratégicas. Informações no portal do Sebrae Alagoas pelo link: https://cutt.ly/Pf4MFPU
Atendimento remoto e presencial
Os empresários da pequena empresa podem contar com o atendimento do Sebrae de forma remota e presencial. A equipe do Sebrae está mobilizada para atender as demandas dos empresários, que também podem contar com a estrutura de cursos online e gratuitos do portal EAD Sebrae com mais de 100 opções de cursos, basta acessar https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/cursosonline.
O empresário pode entrar em contato com a instituição pelos canais remotos e digitais, como o portal sebrae.com.br/alagoas, 0800 570 0800, telegram t.me/sebraealagoas, whatsapp (82) 99999-5519, chat e e-mail fale.sebrae.com.br, instagram @sebraealagoas, twitter @sebraealagoas, facebook /SebraeAlagoas, youtube @sebraealagoas e o linkedIn Sebrae Alagoas.
