
Nesta terça-feira (16), a partir das 19h, o Sebrae em Alagoas participará de uma reunião virtual que tem por objetivo retomar a discussão a respeito da elaboração do Projeto de Lei (PL) dos negócios de impacto social e ambiental. O encontro contará com a participação do deputado estadual Davi Maia (DEM) e de empresas, instituições e organizações sem fins lucrativos que compõem o ecossistema de negócios de impacto social e ambiental de Alagoas.
De acordo com a analista da Unidade de Soluções e Inovações do Sebrae em Alagoas, Ana Madalena Sandes, o Projeto de Lei visa regulamentar os negócios de impacto social e ambiental e promover um ambiente favorável para o desenvolvimento do ecossistema no estado. “O Sebrae Alagoas iniciou a tratativa da temática de negócios de impacto e tem estimulado todo o ecossistema e também o desenvolvimento desses negócios no sistema”, conta.
“O ecossistema é composto por negócios com CNPJ (MEI, ME e EPP) que trazem como missão principal a resolução de um problema social ou ambiental atrelado ao lucro (onde propósito e lucro tem a mesma importância). São negócios que contribuem para um mundo melhor e menos desigual. Aqui em Alagoas é cada vez mais crescente o surgimento desses negócios”, acrescenta a analista.
Ainda segundo a analista, antes da pandemia do novo coronavírus, o ecossistema se reunia mensalmente na sede do Sebrae em Alagoas, em Maceió, e até participou de um evento específico para a elaboração do Projeto de Lei, realizado na Assembleia Legislativa Estadual (ALE), em janeiro deste ano.
“Quando o ecossistema elencou como prioridade a criação de uma lei específica, o deputado Davi Maia disse que poderia se envolver e a sua equipe iniciou os estudos sobre o tema e, a partir disso, fizemos o primeiro Hackathon Legislativo, na Assembleia, para iniciarmos a discussão da lei. Vale ressaltar que o grupo é aberto para a participação de qualquer entidade, pessoas ou empresário que queira saber mais sobre ou tenha afinidade com o tema”, relembra a analista Ana Madalena Sandes.
A articulação do ecossistema de negócios de impacto social e ambiental com o Poder Legislativo conta com a participação de diversas áreas e núcleos do Sebrae Alagoas, como a Unidade de Soluções e Inovações (USI) e a Unidade de Competitividade e Desenvolvimento (UCD). Após a etapa de elaboração, o PL será apresentado para aprovação na Assembleia Legislativa Estadual.
Atendimento remoto do Sebrae em Alagoas
Mesmo diante do isolamento social, devido ao novo coronavírus, os empresários da pequena empresa podem contar com o Sebrae. A equipe do Sebrae está mobilizada para atender as demandas dos empresários, que também podem contar com a estrutura de cursos online e gratuitos do portal EAD Sebrae com mais de 100 opções de cursos, basta acessar https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/cursosonline.
O empresário pode entrar em contato com a instituição pelos canais remotos e digitais, como o portal sebrae.com.br/alagoas, 0800 570 0800, Telegram (t.me/sebraealagoas), WhatsApp (82) 99999-5519, chat e e-mail fale.sebrae.com.br, Instagram (@sebraealagoas), Twitter (@sebraealagoas), Facebook (/SebraeAlagoas), Youtube (@sebraealagoas) e o LinkedIn (Sebrae Alagoas).
-
