ASN AL
Compartilhe

Processamento mínimo na produção de frutas e hortaliças é tema de novo webinar do Sebrae Alagoas

Evento irá abordar todas as etapas, cuidados e oportunidades do processamento mínimo, que tem tendência de crescimento em um cenário em que a sanitização de alimentos passou a ser uma preocupação constante, em razão da pandemia do novo coronavírus
Por Robson Muller – Savannah Comunicação Corporativa
ASN AL
Compartilhe
Com foco nas novas tendências do mercado de frutas e hortaliças e nos novos hábitos do consumidor, o Sebrae Alagoas realizará, no dia 28 de outubro, a partir das 19h, o evento digital “Processamento mínimo: uma alternativa para agregar valor à produção de frutas e hortaliças”. O webinar irá abordar todas as etapas, cuidados e oportunidades do processamento mínimo, que tem tendência de crescimento em um cenário em que a sanitização de alimentos passou a ser uma preocupação constante, em razão da pandemia do novo coronavírus.
 
O processamento mínimo pode ser definido como uma série de procedimentos que são adotados com o intuito de entregar ao consumidor um produto fresco, com maior vida útil, garantindo a segurança alimentar e a manutenção da qualidade do produto. Os vegetais minimamente processados são considerados mais práticos para o dia a dia do consumidor porque são produtos que estão praticamente prontos para o consumo, ou seja, não necessitam de seleção, limpeza, lavagem ou cortes, por exemplo.
 
A programação do webinar contará com dois painéis de discussão. O primeiro deles discutirá o tema “Tendências e oportunidades para o processamento mínimo de alimentos”, com a participação de Lucimeire Pilon, pesquisadora da Embrapa Hortaliças, na área de pós-colheita, e engenheira agrônoma com mestrado e doutorado na área de ciência e tecnologia de alimentos.
 
Já o segundo painel abordará o tema “Como se inserir no mercado de hortaliças processadas – a experiência da Verduranet”, com a participação de Maria Daniela Capurro, sócia e CEO da empresa Verduranet. As discussões terão mediação de Humberto Sant’anna, engenheiro agrônomo e sócio-proprietário da empresa Ceden Consultoria.
 
A analista da Unidade de Competitividade e Desenvolvimento (UCD) do Sebrae Alagoas, Vânia Brito, explica que o processamento mínimo tem crescido no mercado de frutas e hortaliças, no entanto, o mercado local ainda não está acompanhando as tendências desse modelo de negócio.
 
“As pessoas passaram a consumir mais produtos minimamente processados, mas a gente percebeu que aqui em Alagoas não há empresas atuando com esse tipo de negócio. Então, a nossa ideia é que a gente possa ampliar o número de empresas nesse mercado, estimulando o surgimento de empresas alagoanas que tenham esse foco de atuação. Queremos promover os nossos empreendimentos com valor agregado e despertar o empreendedorismo nesses grupos de olho no que eles já produzem”, afirma a analista do Sebrae Alagoas.
 
De acordo com Vânia Brito, é cada vez maior o número de consumidores interessados em comer bem, utilizando produtos com valor nutritivo, mas ao mesmo tempo de forma prática. “Atualmente, há mais exigência do consumidor e mais possibilidade de praticidade para quem está trabalhando em casa e quer se alimentar com qualidade”, argumenta.
 
Ainda segundo a analista da UCD, o evento é gratuito e destinado a todas as pessoas interessadas em participar, mas, por ser uma estratégia do programa Agronordeste Alagoas, o Sebrae Alagoas está mobilizando produtores rurais que participam do programa e atuam nas regiões do Agreste e do Sertão. Para realizar a inscrição, é necessário acessar a loja virtual da instituição por meio do endereço eletrônico https://bit.ly/3j73QUA.
 
Atendimento remoto e presencial
 
Devido ao novo coronavírus, os empresários da pequena empresa podem contar com o atendimento do Sebrae de forma remota e presencial. A equipe do Sebrae está mobilizada para atender as demandas dos empresários, que também podem contar com a estrutura de cursos online e gratuitos do portal EAD Sebrae com mais de 100 opções de cursos, basta acessar https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/cursosonline.
 
O empresário pode entrar em contato com a instituição pelos canais remotos e digitais, como o portal sebrae.com.br/alagoas, 0800 570 0800, telegram t.me/sebraealagoas, whatsapp (82) 99999-5519, chat e e-mail fale.sebrae.com.br, instagram @sebraealagoas, twitter @sebraealagoas, facebook /SebraeAlagoas, youtube @sebraealagoas e o linkedIn Sebrae Alagoas.