
O Portal do Empreendedor do governo federal aponta que o número de microempreendedores individuais (MEIs) no país tem crescido, ultrapassando pela primeira vez, no segundo semestre do ano passado, a marca de 9 milhões de pessoas formalizadas. Para quem tem interesse em investir nesta modalidade de atuação profissional, o Sebrae em Alagoas tem promovido palestras presenciais com orientações específicas sobre o processo de formalização. No entanto, diante da pandemia do novo coronavírus e das medidas de distanciamento social, a instituição teve de suspender, temporariamente, as atividades presenciais. Com o intuito de dar continuidade às orientações neste período de crise sanitária, o Sebrae em Alagoas está disponibilizando a Palestra de Formalização online.
A analista da Unidade de Atendimento Empresarial da instituição, Débora Medeiros, explica que o novo formato da capacitação já estava sendo planejado e todo o processo de execução foi acelerado em decorrência da pandemia de Covid-19.
“A nossa intenção é continuar orientando qualquer pessoa que explore uma atividade econômica na área de comércio, serviços ou indústria com o objetivo de gerar lucros. Era algo que já estava em nosso radar para ser providenciado e, diante da pandemia, tivemos de correr para colocar em prática, uma vez que não teremos, neste momento, a palestra presencial”, informou a analista.
Para visualizar a palestra de formalização online, é preciso acessar o endereço eletrônico www.loja.al.sebrae.com.br, efetuar a inscrição gratuita e baixar o conteúdo. Após a visualização do vídeo, também é possível agendar um atendimento online para sanar dúvidas a respeito do procedimento de formalização, utilizando o portal do Sebrae em Alagoas ou por meio do número 0800 570 0800.
Além de apresentar o passo a passo do processo de formalização, a palestra online aborda os requisitos necessários, as obrigações e as vantagens para quem tem interesse em se tornar MEI. O conteúdo tem duração de uma hora.
Para a analista Débora Medeiros, com o novo formato, o Sebrae em Alagoas está se adequando às necessidades do momento atual. “Entendemos que a quantidade de pessoas que poderão acessar é bem maior do que o número de pessoas que assistiam presencialmente. Sem falar que existem pessoas que não tinham ou não têm disponibilidade de se deslocar para assistir pessoalmente e nesse formato conseguimos atendê-las sem prejuízo”, disse.
Débora Medeiros ressalta que a formalização para MEI assegura uma série de vantagens, como o registro no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ), que facilita a abertura de conta bancária, linhas de crédito, acesso à maquineta de cartões de crédito, emissão de notas fiscais, acesso ao alvará de funcionamento, direito à aposentadoria, salário-maternidade, auxílio-doença e oportunidade de vender para órgãos da administração pública. “Já entre os deveres estão o pagamento do DAS, taxa de localização e a declaração anual de faturamento”, esclareceu a analista do Sebrae em Alagoas.
Atendimento Remoto do Sebrae
Mesmo diante do isolamento social, devido ao novo Coronavírus, os empresários da pequena empresa podem contar com o Sebrae. A equipe do Sebrae está mobilizada para atender as demandas dos empresários, além disso, pode contar com a estrutura de cursos online e gratuitos do portal EAD Sebrae com mais de 100 opções de cursos, basta acessar https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/cursosonline.
O empresário pode entrar em contato com a instituição pelos canais remotos e digitais, como o portal sebrae.com.br/alagoas, 0800 570 0800, Telegram t.me/sebraealagoas, WhatsApp (82) 99999-5519, Chat e e-mail fale.sebrae.com.br, Instagram @sebraealagoas, Twitter @sebraealagoas, Facebook /SebraeAlagoas, Youtube @sebraealagoas, e o LinkedIn Sebrae Alagoas.