Desde o mês de setembro do ano passado, os funcionários e clientes do Sebrae em Alagoas estão mobilizados e participam ativamente da campanha Tampinha Legal. Essa ação é coordenada pelo Comitê de Sustentabilidade, com o apoio da Unidade de Indústria. Esse projeto visa não só educar sobre a importância do descarte adequado desses resíduos, como também realizar uma ação social de apoio ao Instituto Amor 21, que atende cerca de 160 famílias com crianças com Síndrome de Down.
O Sebrae já atua com projetos socioambientais e esse é mais um desdobramento das diversas ações voltadas para a sustentabilidade. “A iniciativa deu muito certo, eu não acreditava que a urna encheria tão rápido. Isso incentiva a vontade de fazer mais”, comentou Anderson Moura, presidente do Comitê de Sustentabilidade do Sebrae em Alagoas.
Através das ações da Cadeia Produtiva do Plástico, tendo a gestão na UIND, Everaldo Figueiredo pode identificar a oportunidade e os benefícios de desenvolver essa ação com o Projeto Tampinha Legal no Sebrae, tanto na sede como nas regionais, e que tanto beneficia o social e o meio ambiente.
Para receber essa primeira coleta de tampinhas esteve presente o responsável pelas relações institucionais do instituto Amor 21, Tony Cabral. O membro do instituto explicou que essas tampas passarão por uma triagem e serão separadas por suas cores e assim farão parte do ciclo virtuoso do plástico, voltando a ser tampinhas novamente.
“As coletas são transformadas em recursos para a instituição e com isso daremos continuidade aos atendimentos. No início deste ano, estaremos inaugurando nossa nova sede que oferecerá serviços gratuitos às pessoas com Síndrome de Down como serviços de fonoaudiologia, fisioterapia, terapia ocupacional, aulas de dança e culinária”, afirma Tony Cabral.
A Cadeia do Plástico, segundo Everaldo, teve uma alta no estado de Alagoas no ano de 2019. O Sebrae, em parceria com o Governo Estadual e a Federação das Indústrias de Alagoas, proporciona uma atualização profissional e empresarial às pessoas que compõem esse segmento. Além de visar meios mais sustentáveis de produção do produto e projetos como esse em questão, que trabalham não somente com o meio ambiente, mas com toda a sociedade.
As regionais de Delmiro Gouveia, Arapiraca e Penedo já possuem uma urna de coleta das tampinhas, mas, em 2020, irão receber mais ações de mobilização para atingir o público, mostrando os benefícios envolvidos nessa ação para assim promover essa boa mudança de comportamento.
