ASN AL Atualização
Compartilhe

Fotojornalista alagoano representará o estado na etapa nacional do Prêmio Sebrae de Jornalismo

Itawi Albuquerque é finalista com a fotografia que acompanha a matéria ‘Recomeço’, sobre empreendedores do bairro do Pinheiro, em Maceió
Por João Paulo Macena - Savannah Comunicação
ASN AL Atualização
Compartilhe

No próximo dia 14 de dezembro, o Sebrae anuncia os trabalhos vencedores da 9ª edição do Prêmio Sebrae de Jornalismo. A cerimônia será realizada no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em Brasília. Dentre os finalistas está o alagoano Itawi Albuquerque, do portal TNH1, vencedor da etapa estadual na categoria fotojornalismo com a foto da matéria ‘Recomeço’. A cerimônia será transmitida de forma online pelo canal do YouTube do Sebrae.

A fotografia de Itawi Albuquerque retrata os escombros do bairro do Pinheiro, em Maceió, que precisou ser evacuado após instabilidade no solo. O problema, que atingiu milhares de moradores dessa região, também afetou os empreendedores.

De acordo com Itawi Albuquerque, sua participação na etapa nacional pode contribuir para que jornalistas de outros estados do país possam conhecer mais sobre a situação dos bairros afetados pela mineração e as consequências que ficaram para os imóveis, moradores e empreendedores.

“Fico muito honrado em participar dessa etapa nacional, já que posso levar para mais pessoas o tema dos empresários e microempresários que sofrem com esse caso do Pinheiro, que tiveram a ruptura dos seus negócios. Que isso sirva de vitrine para que outros jornalistas possam conhecer o meu trabalho, enquanto finalista de Alagoas e também sobre esse caso que se passa aqui em Maceió. Que eu possa trazer esse prêmio para o estado”, afirmou.

Também concorrem na categoria fotojornalismo os seguintes finalistas: Luiz Ribeiro, com o trabalho “A Força do Pequi”, de Minas Gerais; Marcos Maluf, com “Do puxadinho que vira legado ao sonho rompido à luz da pandemia”, de MS; Antônio Carlos Mafalda, com “Dona de salão de beleza investe no aproveitamento total da goiaba serrana”, de Santa Catarina; e Ricardo Oliveira, com “Manejar é preciso”, do Amazonas.

De acordo com a gestora nacional do Prêmio Sebrae de Jornalismo, Larissa Meira, a edição atual recebeu mais de 1,2 mil inscrições em todo o país, sendo 63 premiados na primeira etapa, que ocorreu em 20 estados. Ela também lembrou que a edição vigente marca a retomada do prêmio, que encerrará o ciclo agora em dezembro.

“Esta é a 9ª edição e passamos por 5 anos em análise, suspenso, para que pudéssemos reavaliar sua função e foi retomado no ano passado, mais moderno, com novas categorias para prestigiar essa força, o jornalismo que presta um serviço muito importante para os pequenos negócios. A final nacional trará trabalhos lindos. Estamos muito felizes em acompanhar”, finaliza.

Mais sobre o Prêmio Sebrae de Jornalismo 

O prêmio é uma iniciativa do Sebrae para valorizar os profissionais de imprensa que contribuem para o fortalecimento do empreendedorismo brasileiro. Os vencedores da etapa nacional serão presenteados com computadores e aparelho de celular de última geração, além de um troféu.

Também serão premiados os trabalhos nas categorias de Texto, Áudio e Vídeo, além das premiações especiais: Jornalista Revelação, Jornalista Empreendedor, Jornalista Influenciador Digital e o Grande Prêmio.

Os finalistas das demais categorias podem ser conferidos na íntegra no site: clique aqui

  • Jornalismo
  • prêmio