ASN AL
Compartilhe

Feira de Economia Criativa leva o artesanato de Alagoas ao Maceió Shopping

Evento é mais uma oportunidade que muitos artesãos têm de vender suas peças em ponto físico após a retomada dos negócios durante a pandemia
Por João Paulo Macena - Savannah Comunicação Corporativa
ASN AL
Compartilhe

Os negócios da economia criativa de Alagoas agora têm mais uma oportunidade de impulsionar as vendas e divulgar seus trabalhos durante a pandemia. E o público tem uma alternativa para comprar presentes criativos e ainda contribuir com a retomada dos pequenos negócios locais. Teve início na última segunda-feira (14), no Maceió Shopping – em frente ao Kinoplex, a Feira de Economia Criativa promovida pelo Sebrae Alagoas.

Nesta primeira etapa, que vai até o dia 20 – sempre no horário de funcionamento do shopping -, será a vez das artesãs e artesãos que fazem parte do espaço cultural Arte dos Quatro Cantos. A feira segue todos os protocolos sanitários com distanciamento social, uso de álcool em gel e máscaras.

O espaço Arte dos Quatro Cantos, que conta com produtos de mais de 30 artesãos, teve que paralisar as atividades físicas no dia 19 de março, com o fechamento parcial do comércio em Alagoas, por conta do avanço da pandemia do novo coronavírus. A feira marca, para muitos deles, um recomeço e a chance de poder voltar a vender seus produtos em um ponto físico, já que passaram a vender online através das redes sociais.

Para a empreendedora Mari Assis, que comanda o ‘Arte dos Quatro Cantos’, essa retomada através do evento vai bem além. “Para mim, é muito mais que uma oportunidade de divulgar e vender nosso trabalho, mas é valorizar os artesãos alagoanos, é fazer com que as pessoas comprem do pequeno negócio, comprem daqueles que fazem tudo com amor, carinho e luz. Nesse período, tive que ficar em casa, enclausurada. Começamos a vender apenas online. Agora, o Sebrae nos fez esse convite e amei. Com isso, estamos ajudando a movimentar essa economia criativa”, pontua.

Como o próprio nome ‘Arte dos Quatro Cantos’ sugere, no espaço é possível encontrar o genuíno artesanato alagoano em suas diversas tipologias. Além da arte de Mari Assis, com suas mandalas, será possível encontrar a arte das seguintes empresas, associações e artesãos: ‘Maflo’, ‘Do Lado De Cá’, ‘Mestre Aberaldo’, ‘Mimos De Dona Peró’, ‘Eduardo Faustino’, ‘Rosa Luna’, ‘Coité Iluminado’, ‘Waldemir de Capela’, ‘Carlos Galindo’, ‘Lúcia Galvão’, ‘Flor de Muçambê’, ‘Antônio de Palmeira Dos Índios’, ‘Rafael Mosaicos Arapiraca’, ‘Associação dos Artesãos do Pontal De Coruripe – Ouricuri’, ‘Poizé’, ‘Mãos de Fátima’, ‘Nena de Capela’, ‘Betânia Crochê’, ‘Vaneide de Arapiraca (Coco)’, ‘Dilma (Bonecas Abayomi)’ e Zicota.

Visitando a feira, esteve Sarah Caroline Alves que aprovou a variedade das opções de presentes ofertadas na feira. “Fiquei encantada com tanta coisa linda. Assim que vi percebi logo que é algo nosso, da terra alagoana. Tudo muito interessante e com certeza irei indicar, dizer para outras pessoas passarem aqui. Gostei muito do crochê, dos quadros, das pinturas. Vejo que é tudo feito com muita dedicação e carinho”, elogia.

Do dia 21 ao dia 27 de dezembro, será a vez dos empreendedores da Feirinha Cool expor seus produtos. Entre os expositores estão: ‘Amanda Ilustra’, ‘Ibriza’, ‘Elas Simplício’, ‘Da Vovó’, ‘Minha Varanda Cor de Rosa’, ‘Fases’, ‘Sou Daqui’, ‘Pridee’, ‘Bellatriz’ e Pedra Da Luz.

Analista da Unidade de Competitividade e Desenvolvimento do Sebrae Alagoas, Marina Gatto, destaca a importância da feira para os participantes. Os criativos dependem muito dos eventos para realizarem suas vendas e o setor de eventos está sendo o mais atingido. Com a retomada das atividades, o Sebrae vem planejando trabalhar o retorno dos pequenos de forma gradativa e segura, atendendo todos os protocolos sanitários definidos pelo estado. A oportunidade que o Maceió Shopping nos ofereceu cedendo um espaço, foi o ‘gancho’ para executarmos essa Feira de Economia Criativa e Artesanato”, conclui Marina Gatto.

Atendimento remoto e presencial

Devido ao novo coronavírus, os empresários da pequena empresa podem contar com o atendimento do Sebrae de forma remota e presencial. A equipe do Sebrae está mobilizada para atender as demandas dos empresários, que também podem contar com a estrutura de cursos online e gratuitos do portal EAD Sebrae com mais de 100 opções de cursos, basta acessar https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/cursosonline.

O empresário pode entrar em contato com a instituição pelos canais remotos e digitais, como o portal sebrae.com.br/alagoas, telegram t.me/sebraealagoas, whatsapp e Telefone 0800 570 0800, chat e e-mail fale.sebrae.com.br, instagram @sebraealagoas, twitter @sebraealagoas, facebook /SebraeAlagoas, youtube @sebraealagoas e o linkedIn Sebrae Alagoas.

Contato para a imprensa:

Assessoria de Imprensa do Sebrae Alagoas

Débora de Brito

(82) 99162-5416

[email protected]