Os desafios da retomada das atividades econômicas aliados às incertezas sobre o controle da pandemia do novo coronavírus nortearam as discussões do webinar que o Sebrae em Alagoas realizou, na última sexta-feira (19), para abordar o futuro da alimentação fora do lar. O evento digital, que teve inscrições disponibilizadas gratuitamente, contou com a participação de três especialistas do segmento de alimentação e do diretor técnico do Sebrae Alagoas, Vinícius Lages.
Os especialistas convidados para conduzir as discussões do webinar foram o presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Alagoas (Abrasel/AL), Tiago Falcão, o presidente do Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria, Bolos, Bolachas, Biscoitos e Massas Alimentícias do Estado de Alagoas (Sindipan/AL), Alfredo Dacal, e o diretor do Instituto do Desenvolvimento das Empresas de Alimentação (IDEAL), Emerson Amaral.
No início do evento, o diretor técnico do Sebrae em Alagoas, Vinícius Lages, destacou os impactos da pandemia no funcionamento do setor. “Sem dúvida, você tem um choque na oferta e na demanda na medida em que os consumidores estão impedidos de circular e frequentar os espaços públicos. A alimentação fora do lar é um setor importante que foi severamente impactado com a pandemia porque há uma restrição do funcionamento, apesar das alternativas via plataformas digitais”, ressalta.
O diretor técnico aproveitou a oportunidade para salientar que a retomada segura das atividades do segmento depende da conscientização do empresário sobre as novas necessidades de consumo. “Nós só teremos uma retomada da economia se nós tivermos essa percepção de segurança para o cliente assegurada”, coloca.
Durante o evento, o presidente da Abrasel/AL, Tiago Falcão, apresentou alguns dados atuais a respeito da situação do setor no estado. “Em Alagoas, a gente tem pouco mais de 20% do faturamento que tínhamos antes. Além disso, mais de 60% dos estabelecimentos não estão abertos. Então, podemos dizer que o cenário de pós-pandemia será muito importante para o nosso segmento. E dentro desse cenário futuro, algo que foi muito presente durante a pandemia vai permanecer: os serviços de delivery”, defende.
Higiene constante
O presidente da Abrasel acredita que, embora a pandemia tenha favorecido e ampliado os serviços de entrega, o cliente deve continuar mantendo hábitos antigos no pós-pandemia. “O retorno dos negócios de alimentação fora do lar demandará a permanência do delivery, mas acredito que no retorno, de forma lenta, as pessoas vão continuar querendo o contato porque somos seres humanos e a nossa essência é o relacionamento, mas acredito também que os restaurantes terão práticas ainda melhores para atender essa demanda. Eles devem entender a retomada como um passo largo”, expõe.
Segundo o presidente da Sindipan, Alfredo Dacal, apesar de desafiador, o momento é oportuno para fortalecer o negócio. “A gente vivencia todos os dias os clientes entrando nos estabelecimentos com receio. Foi um choque, mas ao mesmo tempo tivemos o desafio de reagir a esse cenário. Estudar os custos operacionais, reduzir o mix de produção e aprender a vivenciar os meios digitais, que foi o grande desafio, são algumas estratégias para esse momento”, relata.
Ainda conforme o presidente do Sindipan, a circulação de clientes caiu consideravelmente durante a pandemia. “O fluxo caiu pela metade e nós tivemos de resgatar esses clientes. Estamos conseguindo sobreviver ao cenário da pandemia com algumas estratégias. O grande desafio é entender as demandas. Nós temos um cliente receoso, por isso, devemos não apenas atender os protocolos e as exigências sanitárias, mas também investir na comunicação com o cliente e mostrar que a empresa está preocupada com ele”, conta.
De acordo com Emerson Amaral, diretor do IDEAL, a maior parte das empresas não estava preparada para lidar com as novas necessidades do mercado, nas quais as ferramentas digitais são os principais meios de divulgação e venda de produtos. “A maior parte das empresas de alimentação (confeitarias, padarias, restaurantes) não tinha visão digital como grande foco e a gente teve de migrar para isso da noite para o dia. Nós tivemos de aprender a lidar com o mundo digital, como falar e vender para o cliente, que também teve de aprender a comprar e consumir”.
“A gente tem que ter presença digital, mas também gerar resultados para o negócio, gerar impacto de venda. O novo normal é agora e nós vamos ter de saber conviver com as máscaras, com os ambientes mais distanciados. Diante desse cenário, nós precisamos reinventar o negócio, o modelo de trabalho e de atendimento ao cliente. Com a redução de fluxo de clientes nas ruas, as chances de consumo diminuem e, por isso, estamos focando nos produtos que são mais vendidos”, acrescenta Emerson Amaral.
O diretor do IDEAL aproveitou a fala para passar algumas dicas aos participantes do webinar que estão interessados em adotar estratégias para fortalecer o negócios, neste momento de crise: manter a comunicação frequente com os clientes através das redes sociais, acompanhar o que está sendo falado a respeito da empresa na internet, manter contato direto com o cliente através do WhatsApp, ampliar o mix de produtos do negócio, experimentar novas experiências, buscar capacitações e aproveitar o momento para ter atitude.
Durante o webinar, o diretor técnico do Sebrae em Alagoas, Vinícius Lages, fez questão de reforçar o compromisso da instituição com o pequeno negócio. “O papel do Sebrae é oferecer oportunidades de capacitação voltadas à crise, ajudar nas questões fundamentais de sobrevivência, como a busca por crédito adequado, fazer com que o auxílio seja estendido enquanto não temos uma retomada e trabalhar os protocolos de retomada junto aos negócios”, enfatizou.
Atendimento remoto do Sebrae em Alagoas
Mesmo diante do isolamento social, devido ao novo coronavírus, os empresários da pequena empresa podem contar com o Sebrae. A equipe do Sebrae está mobilizada para atender as demandas dos empresários, que também podem contar com a estrutura de cursos online e gratuitos do portal EAD Sebrae com mais de 100 opções de cursos, basta acessar https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/cursosonline.
O empresário pode entrar em contato com a instituição pelos canais remotos e digitais, como o portal sebrae.com.br/alagoas, 0800 570 0800, Telegram (t.me/sebraealagoas), WhatsApp (82) 99999-5519, chat e e-mail fale.sebrae.com.br, Instagram (@sebraealagoas), Twitter (@sebraealagoas), Facebook (/SebraeAlagoas), Youtube (@sebraealagoas) e o LinkedIn (Sebrae Alagoas).
