Com o projeto ‘AL Cadeia do Turismo – Desenvolvimento Setorial nos Territórios’, o Sebrae Alagoas segue com ações para fortalecer as micro e pequenas empresas do setor. Uma dessas ações é a realização da oficina online ‘Choque de Gestão Financeira para Negócios de Turismo’.
A partir desta segunda-feira (24) até o dia 1º de junho, 90 empresários do setor passarão a ter conhecimento de como diminuir e enxugar os custos, com foco em eliminar desperdícios, buscar a melhoria de eficiência dos resultados e dos lucros com o aumento do faturamento da empresa e do índice de lucratividade do negócio.
A oficina será dividida em três turmas, cada uma com 30 empresas participantes do projeto. A primeira, com negócios de Maceió, Maragogi, Penedo e Coruripe, será realizada nesta segunda (24) e terça (25), das 19h às 21h. A segunda, com empresas de Arapiraca, Palmeira dos Índios, Pilar e Viçosa, será realizada nos dias 26 e 27, das 15h às 17h. Por fim, a última turma, com empreendimentos dos municípios de Piranhas, Delmiro Gouveia e Santana do Ipanema, será nos dias 31 e 01 de junho, das 19h às 21h.
Ministrada pelo instrutor Davi Barbosa, a oficina trará conteúdos como a análise dos custos do negócio, identificando a média mensal dos custos por categoria grupo de despesas (fixo e variáveis; operacional, administrativo, estrutura, pessoal, despesas de sócios, etc), analisando, também, as fontes de receitas do negócio, identificando ações que possam manter e/ou aumentar receitas.
Além disso, essa também será uma oportunidade para que sejam feitos ajustes com os gestores, encontrando oportunidades de enxugamento, desperdícios de recursos e estabelecer metas de redução dos gastos mensais, bem como determinar responsáveis, ações e prazos para garantir que a meta seja atingida.
A analista da Unidade de Competitividade e Desenvolvimento (UCD) do Sebrae Alagoas, Amanda Pinto, reforça que a oficina traz, de forma fácil e rápida, instruções práticas para aumentar os resultados de seu negócio.
“Com a oficina, será possível passar um ‘pente fino’ em todos os gastos, com foco em eliminar desperdícios e reduzir custos, além de buscar identificar oportunidades para também aumentar as receitas e potencializar os lucros de sua empresa”, afirma.
Ela ainda destaca a importância dessa capacitação para empresas de um setor que foi bastante atingido pela pandemia. “Nesse período de pandemia é muito importante que as empresas da cadeia do turismo, muito afetadas neste cenário, concentrem esforços para diminuir seus custos e criem estratégias para aumentar as suas receitas, para que o empreendimento continue competitivo no mercado”, conclui.
Atendimento remoto
A equipe do Sebrae está mobilizada para atender as demandas dos empresários, que também podem contar com a estrutura de cursos online e gratuitos do portal EAD Sebrae com mais de 100 opções de cursos, basta acessar https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/cursosonline.
O empresário pode entrar em contato com a instituição pelos canais remotos e digitais, como o portal sebrae.com.br/alagoas, telegram t.me/sebraealagoas, whatsapp e Telefone 0800 570 0800, chat e e-mail fale.sebrae.com.br, instagram @sebraealagoas, twitter @sebraealagoas, facebook /SebraeAlagoas, youtube @sebraealagoas e o linkedIn Sebrae Alagoas.
Contato para a imprensa:
Assessoria de Imprensa do Sebrae Alagoas
Débora de Brito (82) 99162-5416
