
Apesar de não ter fechado as portas durante a maior parte do período de quarentena, a clínica Fisio & Saúde também foi impactada pela pandemia do novo coronavírus. A empresa, que está localizada na cidade de Arapiraca e atua há 12 anos no segmento de saúde e bem-estar, disponibiliza ao cliente atendimento nas áreas de fisioterapia, estética, hidroterapia, hidroginástica, pilates, osteopatia e uroginecologia.
Em razão da Covid-19 e das medidas restritivas que foram adotadas pelo poder público para conter a propagação do vírus, o número de clientes atendidos pela empresa foi reduzido consideravelmente. Segundo a fisioterapeuta e proprietária da Fisio & Saúde, Juliana Vieira, a redução do fluxo de clientes também está relacionada ao público-alvo da clínica.
“Nós fechamos durante os primeiros 15 dias de quarentena, após a publicação do primeiro decreto do governo estadual, mas ainda assim fomos afetados, já que a maior parte dos clientes é composta por pessoas com idade acima de 60 anos que estão no grupo considerado de risco e, muitas vezes, também apresentam comorbidades”, relata.
“Isso diminuiu muito o nosso fluxo de atendimento e acabou impactando diretamente a parte financeira da empresa”, acrescenta a fisioterapeuta. Ainda de acordo com Juliana Vieira, durante o período de quarentena, a piscina de hidroginástica da clínica passou por algumas reformas, mas o serviço ainda não está sendo disponibilizado por falta de público.
Atualmente, a empresária administra a clínica Fisio & Saúde ao lado da irmã e sócia Joyce Vieira, que também atua na área de fisioterapia. Diante da queda no movimento de clientes, as proprietárias decidiram investir o tempo livre em capacitações, com o intuito de atrair novos públicos para a clínica.
“Já que não tínhamos tantos atendimentos nesse período, eu e minha irmã buscamos fazer mais cursos para trazer o novo cliente. Como não podíamos trazer o cliente de grupo de risco de volta, nós usamos estratégias financeiras e de marketing para atrair um novo público, mais jovem, para outros serviços e isso vem dando certo, juntamente com o planejamento financeiro”, explica Juliana Vieira.
Conforme a analista da Agência de Atendimento Integrada do Sebrae em Arapiraca, Seone Barbosa, além de adaptar a empresa à nova realidade de atendimento, adotando medidas orientadas em protocolos de segurança, a empresa também colocou em prática um plano de ação, elaborado a partir do diagnóstico das principais deficiências do negócio.
“O comprometimento das duas sócias fisioterapeutas, que tiveram que aprender e aplicar conhecimentos de gestão empresarial na sua empresa, resultou nesta evolução. A pandemia não as abateu porque elas aproveitaram o tempo livre para aplicar o novo plano de ação que fizemos com o resultado das proposições de melhoria necessárias, conforme resultado do diagnóstico realizado este ano”, informa a analista do Sebrae Alagoas.
Seone Barbosa explica que o plano de ação propõe medidas que visam desenvolver na empresa os critérios do Modelo de Excelência na Gestão (MEG), que são: Liderança, Estratégias e Planos, Cliente, Sociedade, Informação e Conhecimento, Pessoas, Processos e Resultados. “Para desenvolver estas mudanças, propomos ações simples que a empresa poderia fazer diretamente, como manter um cronograma de reuniões com os colaboradores, e outras que poderiam contar com uma consultoria técnica”, complementa.
Para a empresária Juliana Vieira, o apoio do Sebrae Alagoas foi fundamental, possibilitando à empresa uma visão mais estratégica para superar os desafios do novo contexto. “Sempre quando a gente procura fazer algo novo, inovar e sair da zona de conforto a gente busca uma novidade, principalmente na área de vendas. Agora, a gente está saindo um pouco do operacional para ficar nessa parte estratégica e o Sebrae nos ajudou muito. Eu costumo dizer que o Sebrae é uma mãe porque orienta, diz qual é o caminho a ser seguido”, ressalta.
Recentemente, por meio do programa Adapte, do Sebrae, a Clínica Físio & Saúde recebeu consultorias nas áreas de finanças e marketing e, em breve, também terá acesso a uma outra consultoria focada em biossegurança.
Mesmo diante do isolamento social, devido ao novo coronavírus, os empresários da pequena empresa podem contar com o Sebrae. A equipe do Sebrae está mobilizada para atender as demandas dos empresários, que também podem contar com a estrutura de cursos online e gratuitos do portal EAD Sebrae com mais de 100 opções de cursos, basta acessar https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/cursosonline.
O empresário pode entrar em contato com a instituição pelos canais remotos e digitais, como o portal sebrae.com.br/alagoas, 0800 570 0800, Telegram (t.me/sebraealagoas), WhatsApp 0800 570 0800, chat e e-mail fale.sebrae.com.br, Instagram (@sebraealagoas), Twitter (@sebraealagoas), Facebook (/SebraeAlagoas), Youtube (@sebraealagoas) e o LinkedIn (Sebrae Alagoas).
-
